A programação no Natal na Usina de sábado (14) traz um momento único para João Pessoa: uma homenagem a Pedro Osmar, preparada por integrantes do Musiclube da Paraíba, uma entidade que, durante muito tempo, atuou como uma escola para muitos artistas e que iniciou a discussão sobre arte e políticas culturais.
A homenagem será na Tenda da Música, às 20h, com a presença de Pedro Osmar e vai reunir nomes como Adeildo Vieira, Glaucia Lima, Kennedy Costa, Milton Dornellas, Naldinho Freire, Paulo Ró, Roberto Araújo, Seu Pereira, Totonho e o Coral Voz Ativa.
O Natal na Usina – 11ª Edição é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, em parceria com a Evoé, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Banco do Nordeste, patrocínio master na Energisa e realização do Governo Federal – União e Reconstrução.
O Musiclube
Criado em 1981 por Pedro Osmar e diversos artistas paraibanos, o Musiclube desenvolveu suas atividades em bairros periféricos de João Pessoa, com a proposta de preservar a identidade cultural dessas comunidades, além de discutir políticas públicas culturais, cidadania e a democratização da programação das emissoras de rádio da Paraíba.
O Musiclube também difundiu a ideia de instalação de uma estrutura de funcionamento de casas populares de cultura nos bairros, por acreditar na força da educação capaz de unir os interesses de artistas e da população aos pensamentos mais avançados do movimento popular organizado.
Rieg no Palco Bonde
No Palco Bonde, às 21h, a programação traz performance artística com Rieg, músico que também atua como VJ e valoriza uma jornada que abrange música, videoarte e artes visuais, vivenciando uma trajetória diversificada marcada por contribuições criativas em diversas esferas.
Totonho e o Baile da Pomba Gira
A noite de sábado ainda tem show de Totonho, na Sala Vladimir Carvalho, às 22h. O cantor e compositor apresenta ‘Baile da Pomba Gira’, um mergulho afirmativo nas músicas das religiões de matriz africana que tocaram no rádio nos últimos 50 anos, com o intuito de popularizar, com sumo respeito, a trajetória Afro Tupy, seus Ogãs e Zeladores de Santo.
A apresentação, em formato de baile, utiliza tambores de santo, batidas eletrônicas e metais, com a perfomance de “As Cabritas”, formação que reúne Ruana Gonçalves, Paula Sentis e Priscila Fernandes. A banda ainda conta com Ernani Sá (guitarra), Chico Limeira (baixo), produção musical de Victorama e a participação de Novinho, Cassicobra e Metais do Ska Jazz Foundation.
Contação de histórias, circo e coral
O domingo (15) começa às 16h, com uma programação voltada para o público infantil, em mais uma sessão do Castelo de Histórias. Em seguida, às 17h, o Gran Circo Los Iranzi faz uma apresentação circense na Sala Vladimir Carvalho.
Encerrando o final de semana, às 18h, o Palco Bonde recebe o Encontro de Mestras e Mestres do Coco de Roda do Nordeste, atividade realizada pelo Iphan, dentro do processo de patrimonialização do coco de roda.
Serviço: Natal na Usina 2024
Entrada: Gratuita
Local: Usina Energisa
Site oficial: www.natalnausina.com.br
Ação Social: 1 kg de alimento não perecível para a CUFA
14/12 – SÁBADO
17h – Castelo de Histórias [Contação de histórias]Local: Espaço da Criança
19h – Musiclube da Paraíba – Viva Pedro Osmar [Show]Local: Tenda da Música
21h – Riegulate [Performance artística]Local: Palco Bonde
22h – Totonho [Show]Local: Sala Vladimir Carvalho
5/12 – DOMINGO
16h – Castelo de Histórias [Contação de histórias]Local: Espaço da Criança
17h – Gran Circo Los Iranzi [Circo]Local: Sala Vladimir Carvalho
18h – Encontro de Mestras e Mestres do Coco de Roda do Nordeste/Iphan [Mostra de Culturas Populares]Local: Palco Bonde
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM