Não é só a F1! Confira categorias que terão pilotos brasileiros correndo em 2025

A temporada 2025 marca a volta do Brasil ao grid da Fórmula 1, graças à presença de Gabriel Bortoleto na Sauber. Campeão da Fórmula 2 em 2024, o piloto paulista tem contrato também para 2026, quando o time suíço dará lugar a uma equipe de fábrica da Audi na categoria.

Mas quem gosta de automobilismo sabe que tem muito brasileiro correndo pelo mundo. O que não falta é categoria para acompanhar e torcer – e, em 2025, não vai ser diferente.

Para ajudar o público, o Band.com.br preparou uma lista com as principais categorias internacionais onde será possível acompanhar pilotos do Brasil em ação durante 2025. Tem para todos os gostos. Confira:

Fórmula E: Lucas di Grassi

Campeão da temporada 2016/2017 da Fórmula E, o piloto paulista segue entre nomes mais conhecidos da categoria elétrica. Na temporada 2024/2025, Lucas di Grassi é titular da Lola Yamaha Abt, equipe que marca o retorno da Lola às grandes competições.

WEC: Dudu Barrichello e Augusto Farfus

O Brasil estará novamente representado na divisão LMGT3 do WEC. Dudu Barrichello será um dos titulares do Aston Martin número 10 da Racing Spirit of Léman, enquanto Augusto Farfus tem uma das vagas do BMW 31 da WRT.

Indy: Helio Castroneves

Os tempos do grid cheio de brasileiros ficaram para trás. Em 2025, a única participação do Brasil deve ser a de Helio Castroneves correndo as 500 Milhas de Indianápolis pela Meyer Shank Racing. Mas alguém duvida que o tetracampeão entra na pista entre os favoritos?

Nascar Cup Series: Helio Castroneves

E olha o Helinho aí de novo! Em 2024, o piloto paulista participa da Daytona 500, a etapa que abre a temporada 2025 da Nascar Cup Series, como convidado da Trackhouse Racing – no mesmo carro 91 que contou com Kimi Raikkonen em provas de 2022 e 2023. Imperdível!

Fórmula 3: Rafael Câmara

Vale ficar de olho na temporada de Rafael Câmara. Integrante da Academia de Pilotos da Ferrari, o pernambucano estreia na F3 correndo pela Trident, equipe que formou os dois últimos campeões da categoria: Gabriel Bortoleto (2023) e Leonardo Fornaroli (2024). Em tese, começa o ano entre os candidatos ao título, embora a briga seja bem aberta.

F1 Academy: Rafaela Ferreira

A catarinense Rafaela Ferreira disputará a categoria feminina pela primeira vez. Titular da equipe Campos e com o apoio da Racing Bulls, chega com pouca pressão. Será companheira da britânica Alisha Palmowski e da norte-americana Chloe Chambers.

Fórmula Regional Europeia: Pedro Clerot

O campeão da temporada 2022 da Fórmula 4 Brasil segue trilhando passos na Europa. Em 2025, vai para a segunda temporada como titular da Van Amersfoort na Freca. Em 2024, foi o oitavo colocado do campeonato.

Fórmula Regional da Oceania: Nicholas Monteiro

O campeonato da Ocenia de Fórmula Regional tem uma temporada curta, com cinco etapas de três corridas cada entre fevereiro e março – ideal para a preparação de quem vai correr em outras categorias. O estreante Nicholas Monteiro será titular da equipe mtec, e terá rivais conhecidos como o britânico Arvid Lindblad (que correrá na Fórmula 2) e o peruano Matías Zagazeta (que disputa a Fórmula 3).

Indy NXT: Caio Collet

Ex-integrante da academia da Alpine, Caio Collet optou em 2024 por uma guinada na carreira rumo aos Estados Unidos. Depois do terceiro lugar na temporada da Indy NXT (antiga Indy Lights) pela HMD Motorsports, permaneceu na equipe para 2025.

Fórmula 4 espanhola: Miguel Costa e Filippo Fiorentino

A competição terá sete etapas entre março e novembro, com três corridas cada, totalizando 21 corridas no ano. Miguel Costa correrá pela Campos, enquanto Filippo Fiorentino será titular da Drivex. O nome mais conhecido do grid é o da austríaca Emma Felbermayr, que também disputará a F1 Academy.

USF2000: Lucas Fecury

Será titular na categoria de acesso à Indy mais uma vez pela Exclusive Motorsport. Em 2024, pela DEForce Racing, terminou a temporada na 14ª colocação.

USF Juniors: João Vergara e Leonardo Escorpioni

João Vergara e Leonardo Escorpioni seguem na categoria. O primeiro será titular pela VRD Racing, enquanto o seguindo permanece na Zanella Racing.

IMSA: Vários!

Procurando um grid cheio de brasileiros? É na IMSA, nos Estados Unidos. A categoria GTP tem Felipe Nasr (Porsche Penske) e Felipe Drugovich (Cadillac). Na divisão LMP2, estão confirmados Pietro Fittipaldi (Pratt Miller), Felipe Fraga e Felipe Massa (Riley). Pela divisão GTD, correm Custodio Toledo (AF Corse), Daniel Serra (Conquest) e Pipo Derani (DXDT).

E quem mais?

Vale ficar de olho! Com as definições das categorias no começo do ano, diversos nomes ainda devem ser confirmados nos grids ao redor do mundo!

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Bia Haddad avança à semifinal nas duplas em Adelaide; Melo e Matos são eliminados

Bia Haddad avança à semifinal nas duplas em Adelaide; Melo e Matos são eliminados

Sem conseguir ir longe na chave de simples, a brasileira Beatriz Haddad Maia

Próximo
Veja as novas regras do Pix em 2025

Veja as novas regras do Pix em 2025

Veja as novas regras do Pix em 2025

Você também pode se interessar
Fonte-+=