Música e história se encontram no Projeto Viva o Centro

Imagina um lugar onde a música e a história dialogam. É assim o projeto “Viva o Centro com Música”, onde cada nota resgata memórias e criam experiências novas. Ele acontece toda quarta, quinta e sexta-feira, a partir das 17h, no Centro Cultural de São Francisco (CCSF), no centro da histórica João Pessoa. O melhor é que a programação é gratuita, com estacionamento também aberto ao público, no pátio da CCSF.

Óperas e clássicos – As apresentações têm início na capela central do CCSF, com os cantores operísticos Kleiton D’Araújo, Domingos (tenor) e Eduardo Cunha Lima, Izadora França (soprano) apresentando peças clássicas de óperas europeias. Logo após, a cantora soprano Izadora França canta a tradicional Ave Maria, pontualmente às 18h.

A estudante engenharia, Luiza Muniz, de Vitória da Conquista (BA), ficou encantada com as apresentações. “Aqui parece ser um lugar convidativo, uma verdadeira celebração de sons e melodias”, comentou Luiza, que esteve em João Pessoa pela primeira vez e ficou surpreendida com a capital.

A programação da quarta-feira (4), 18h15, haverá apresentação do combo instrumental da big band Rubacão Jazz, no CCSF. O quinteto é formado por bateria, contrabaixo e piano, além instrumentos que podem variar, mantendo a essência do jazz, através de improvisos e variações. A apresentação contará com Sabiano Araújo (Trombone), Diego Rafael (Guitarra), Hermano de Paula (Baixo), Daniel Araújo (Bateria) e Gustavo Rodrigues (Teclado). O repertório trará uma fusão entre música brasileira e jazz contemporâneo, proporcionando ao público uma experiência rica e variada.

Na quinta-feira (5), 18h15, também no CCSF a big band se apresenta com sua formação clássica. Composta por saxofones, trombones, trompetes, bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo, a orquestra celebra 10 anos de atuação na cena musical de João Pessoa, combinando performances instrumentais com pesquisa histórica de clássicos da música brasileira. O repertório da Big Band Rubacão Jazz passeia pelo frevo, jazz e outras vertentes musicais, homenageando compositores e arranjadores locais, além de apresentar obras consagradas internacionalmente.

Sexta-feira com Karisma – Na sexta-feira (6), excepcionalmente, o projeto será apresentado em Manaíra, na praça de alimentação do Mag Shopping, a partir das 17h. A atração será a banda Karisma, que celebra esse ano 33 anos de história. No repertório estão incluídos samba, blues, bossa nova, rock n’ roll, forró/baião/xote, música instrumental e vocal à capella.

A banda é conhecida por sua capacidade de dialogar com diferentes públicos. Ela se apresentou em diversos eventos culturais. É composta por Jair Pessoa (voz), Cléber Lourenço (voz e violão), Jasson Júnior (guitarra e vocal), André Barros (baixo e vocal), Ebenézer Lourenço (bateria e vocal), Hugo Castro (teclados), Rogério Vieira (percussão), Alexandre Ferreira (trombone), Kaká Ferreira (trompete), Jackson Santos (sax) e Moisés Rodrigues (sax).

Projeto Música no Centro – O projeto, que está na sua segunda edição, recomeçou no mês de agosto de 2024 e vai até janeiro de 2025. São três dias com programação gratuita para o público com apresentações em vários estilos e sonoridades, a exemplo do jazz, blues, clássicos, erudito, música regional, nacional e internacional. Ele foi prospectado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da PMJP e UFPB, por meio do setor de projetos do órgão com apoio da Agência de Inovação Tecnológica do Município, criada para promover o desenvolvimento tecnológico, levando inovação a diversos setores e fomentando a integração entre o público e o privado. Operando como uma ponte dinâmica que interliga a academia, o governo e as empresas, a Inovatec JP adquire um papel multifacetado e se destaca na concepção e desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos inovadores. Tem como parceiro e apoiador o Governo do Estado da Paraíba.

Tecnologia e Música – O projeto, no primeiro momento, também permitiu a realização de pesquisa com a utilização de software livre, dando início a testes de gravação, sonorização, transmissão de conteúdo com computadores, interfaces e utilização de celulares de uso cotidiano com função de câmeras. realizar empreendedorismo musical. A pesquisa investiga se é possível usar hardwares acessíveis e que sirvam tanto para a sonorização de eventos de pequeno porte quanto para gravação de estúdios caseiros, ou em inglês, home studios. A expectativa é, caso os experimentos se repliquem de maneira positiva, que seja criado um protocolo de montagem de sistemas de sonorização, gravação e transmissão ao vivo dentro do sistema Linux, parte do sistema operacional Linux responsável por isso é um protocolo denominado por Jack Audio Connection Kit.

SERVIÇO:
PROJETO VIVA O CENTRO COM MÚSICA
Dias: quarta e quinta-feira (4 e 5)
Hora: 17h
Local: Centro Cultural de São Francisco – Centro Histórico
Entrada gratuita e estacionamento no pátio do CCSF
Dia: Sexta-feira (6)
Hora: 17h
Local: Praça de alimentação do Mag Shopping – Manaíra


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
IFPB abre mais de 4 mil vagas para cursos técnicos gratuitos

IFPB abre mais de 4 mil vagas para cursos técnicos gratuitos

Interessados podem se inscrever de forma gratuita a partir desta quarta-feira

Próximo
Saúde da Paraíba realiza primeira cirurgia de estimulação cerebral profunda em Campina Grande

Saúde da Paraíba realiza primeira cirurgia de estimulação cerebral profunda em Campina Grande

Saúde da Paraíba realizou mais um procedimento inédito na cidade de Campina

Você também pode se interessar
Fonte-+=