Museu MAC será inaugurado nessa terça-feira em Campina Grande

Com inauguração nesta terça-feira, 05 de novembro, o Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC) chega como um novo conceito de museu, pensado para ser um espaço inclusivo e democrático, aberto a toda a sociedade.

De acordo com o Head do MAC, Lucas Olles, a missão do museu é ser um polo cultural e científico, agregando diversidade e oferecendo uma agenda cultural robusta, com exposições e eventos voltados para todos os públicos.

“O MAC tem como objetivo se tornar o coração cultural de Campina Grande, trazendo ao público experiências e conteúdos até então pouco acessíveis na região. Com uma proposta transversal, o museu visa proporcionar à cidade e ao nordeste brasileiro acesso a exposições e eventos relevantes, ampliando o contato da comunidade local com o que há de mais recente e significativo na arte e ciência nacionais e internacionais”, pontuou.

Exposição inaugural: “Fios” – um mergulho na história e relações sociais de Campina Grande

Para abrir suas portas, o MAC apresenta a exposição “Fios”, uma experiência interativa e imersiva que homenageia o algodão, um produto central na história de Campina Grande.

A exposição cria uma alegoria em que os fios do algodão representam a malha que une a sociedade campinense, trazendo à tona a importância histórica e social do algodão para o desenvolvimento da cidade e suas relações.

A exposição é dividida em diferentes salas, oferecendo ao visitante uma experiência sensorial completa:

· Tramas e texturas: Em uma das salas, o público é convidado a explorar texturas e cores, podendo criar obras únicas e levá-las para casa com um QR Code disponível no museu.

· Interação e tecnologia: Outra sala projeta a sombra do visitante em uma parede, permitindo interação com formas e texturas que lembram o algodão.

· História de Campina Grande: Uma sala imersiva exibe um vídeo que narra a importância do algodão como eixo de desenvolvimento social e econômico de Campina Grande.

· Túnel interativo: No final da exposição, os visitantes passam por um túnel vibrante, retornando ao saguão do museu, onde podem refletir sobre a experiência vivida.

Apesar de compacta, a exposição “Fios” propõe uma narrativa envolvente sobre as relações sociais e culturais, partindo do algodão como elemento central.

Ainda segundo o Head do MAC, Lucas Olles, o museu também se destaca por seu caráter educacional e científico.

“Sendo um museu universitário, ele está aberto a todas as instituições acadêmicas, estudantes e pesquisadores, oferecendo um espaço de pesquisa e divulgação do conhecimento. O objetivo é que o MAC se torne um “Farol de conhecimento”, promovendo o desenvolvimento de novas pesquisas e compartilhando esses saberes com a comunidade”, afirmou.

Através de parcerias estratégicas, o MAC quer fortalecer o acesso à cultura, educação e inovação tecnológica, contribuindo para o enriquecimento cultural da região.

“Mais que um museu, o MAC visa ser um ambiente de diálogo e encontro. Com uma estrutura pensada para receber pessoas de todas as idades e interesses, o museu promove experiências múltiplas, oferecendo entretenimento, conhecimento e cultura em uma plataforma integrada de inovação”, finalizou.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Estudantes da Rede municipal vencem etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2024

Estudantes da Rede municipal vencem etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2024

Dez estudantes da Rede Municipal de Campina Grande foram reconhecidos na etapa

Próximo
Concurso da UFPB: edital, inscrição, vagas

Concurso da UFPB: edital, inscrição, vagas

Foto: Divulgação/UFPB

Você também pode se interessar
Fonte-+=