MPT lança Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no São João, em João Pessoa

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) lançará em João Pessoa, no próximo dia 16, às 9h, a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no São João e apresentará dados do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil, ferramenta do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento acontecerá no Auditório do Edifício-Sede do MPT-PB, no Centro de João Pessoa, com a presença de autoridades, representantes de órgãos parceiros, imprensa e crianças que farão apresentação cultural.

 

“Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil. #ChegaDeTrabalhoInfantil!” Esta é a mensagem da Campanha 2023 de Combate ao Trabalho Infantil. O MPT convida a sociedade para apoiar a campanha, que já tem a adesão voluntária de vários artistas e cantores.

 

A próxima segunda-feira 12 de junho, é o Dia Mundial e nacional contra o Trabalho Infantil. Dados ainda preocupam e mostram que ainda estamos longe de erradicar essa grave violação dos direitos humanos: 1,8 milhão de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, são explorados pelo trabalho infantil no Brasil, sendo 706 mil (45,9%) nas piores formas e, na Paraíba, aproximadamente 40 mil são vítimas do trabalho precoce, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/Pnad 2019). No entanto, esses números podem ser ainda maiores, pois retratam um cenário antes da pandemia e não consideram pelo menos duas piores formas: o trabalho infantil no tráfico de drogas e a exploração sexual.

 

A Campanha é realizada pelo MPT, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Na Paraíba, a ação conta com a parceria do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-PB), do Cerest-CG e outras prefeituras municipais, que atuarão com ações de prevenção e combate durante os festejos juninos no Estado, a exemplo da Prefeitura de Campina Grande, Patos, João Pessoa e Cabedelo.

 

O MPT alerta que crianças e adolescentes de famílias de baixa renda são os mais vulneráveis à exploração do trabalho infantil. A campanha busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade da ampliação de políticas públicas para redução da pobreza e da vulnerabilidade socioeconômica das famílias, com o objetivo de reduzir as principais causas que levam crianças e adolescentes ao trabalho precoce.

 

 

SOBRE O 12 DE JUNHO: VOCÊ SABIA?

 

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela OIT em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. Para marcar a data, todos os anos há campanhas de sensibilização e mobilização da população. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007.

 

 

DADOS:

 

BRASIL – 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil. (IBGE/2019). Desses, 706 mil (45,9%) estavam em ocupações consideradas como piores formas de trabalho infantil. Das crianças e adolescentes que trabalham, 66,1% são pretas ou pardas, o que evidencia o racismo como causa estruturante desta grave violação de direitos.

 

PARAÍBA – 39,6 mil crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, em situação de trabalho infantil. Desse total, 11,4 mil (28,8%) nas piores formas de trabalho infantil e 74,1% são negros (29,3 mil). (PnadC/IBGE 2019).

 

 

DENUNCIE – Exploração do Trabalho Infantil

 

– Disque 100

– Site do MPT (www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias)

– Aplicativo MPT Pardal


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
[VÍDEO] Homem é preso em flagrante ao esfaquear outra pessoa na Orla do Cabo Branco, em João Pessoa

[VÍDEO] Homem é preso em flagrante ao esfaquear outra pessoa na Orla do Cabo Branco, em João Pessoa

Um homem foi preso em flagrante durante uma tentativa de homicídio nesta

Próximo
Salários de Benzema e Kanté superam sete elencos da Premier League juntos

Salários de Benzema e Kanté superam sete elencos da Premier League juntos

Levantamento realizado pelo jornal britânico “Daily Express” aponta que,

Você também pode se interessar
Fonte-+=