MPPB investiga abandono do Hotel Tambaú e riscos à saúde pública


				
					MPPB investiga abandono do Hotel Tambaú e riscos à saúde pública
Vista aérea do Hotel Tambaú, que tem mais de 40 anos de história e fica em frente ao mar da capital paraibana. Foto: Francisco França/Arquivo

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) iniciou uma investigação sobre o estado de abandono do Hotel Tambaú, localizado na Avenida Almirante Tamandaré, na orla de João Pessoa. O imóvel, que já foi um importante ponto turístico e de eventos na cidade, está sem manutenção e foi denunciado como possível criador de riscos à saúde pública, à segurança e ao meio ambiente local.

De acordo com a denúncia, o abandono do hotel teria contribuído para a formação de focos de mosquitos, agravando o cenário de poluição ambiental na área e colocando em risco a qualidade do ambiente e da saúde da população. Além disso, o estado de deterioração do imóvel geraria também questões relacionadas à segurança no entorno do edifício.

Como parte das investigações, o Ministério Público requisitou informações à Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (SEMAM) e à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) sobre quem seria o responsável pela gestão e manutenção do imóvel. O objetivo é identificar os responsáveis e cobrar providências imediatas para reverter a situação, garantindo a segurança e a saúde da comunidade local.

O JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a SUDEMA e a SEMAM solicitando uma posição sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

Além disso, a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses foi notificada e tem um prazo de 10 dias úteis para apresentar as medidas já adotadas ou que estão sendo planejadas para solucionar o problema. A denúncia aponta que o abandono do hotel começou em agosto de 2024.

Sobre o Hotel Tambaú

Construído nas areias da praia de Tambaú na década de 1970, o Hotel Tambaú é um dos cartões postais da cidade, com seu projeto arquitetônico assinado por Sérgio Bernardes. O edifício tem 173 apartamentos, sendo quase todos com vista para o mar ou para os jardins internos. Sua localização privilegiada e estrutura já foram palco de importantes eventos do Estado.

No entanto, o hotel passou a ser alvo de uma disputa judicial pela sua posse, o que levou ao fechamento do estabelecimento e ao acúmulo de dívidas. A falta de manutenção nos equipamentos e na infraestrutura do imóvel gerou uma rápida deterioração do espaço, contribuindo para o atual estado de abandono.

A investigação do MPPB visa garantir que as autoridades competentes tomem as providências necessárias para impedir danos maiores ao meio ambiente e à saúde pública, além de buscar soluções para recuperar o local.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Festa do Gelo: Ex-BBBs comentam quais seriam suas duplas no BBB 25

Festa do Gelo: Ex-BBBs comentam quais seriam suas duplas no BBB 25

Ex-BBBs falam quem eles levariam para a casa mais vigiada do Brasil e por quem

Próximo
Cícero Lucena anuncia recondução de mais sete secretários para nova gestão de João Pessoa

Cícero Lucena anuncia recondução de mais sete secretários para nova gestão de João Pessoa

reprodução/TV Câmara O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou a

Você também pode se interessar
Fonte-+=