MPC envia representação a Paulo Gonet pedindo anulação e posse de Alanna Galdino no TCE-PB

O Ministério Público de Contas da Paraíba ingressou com uma representação junto ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, questionando a nomeação de Alanna Galdino à função de conselheira do Tribunal de Contas do Estado, indicando que a eleição da advogada não respeitou o princípio da simetria.

Em sua representação, o órgão pede que a Procuradora-Geral da República ajuíze uma Ação de Inconstitucionalidade para que parte das regras usadas no processo pelo meio do qual Alanna foi escolhida sejam anuladas e solicita uma medida cautelar para suspender sua posse até que uma decisão final seja tomada.

Dentre os argumentos utilizados pelo MPC está a argumentação de que o processo de escolha da filha do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, teria violado princípios constitucionais, especialmente o artigo 75 da Constituição.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O documento indica que a exigência da subscrição de um terço dos parlamentares da Casa de Epitácio Pessoa para a inscrição de candidatos difere da escolha de ministros do Tribunal de Contas da União e teria restringido a participação, ferindo a representatividade de minorias políticas. O MPC indica que a legislação determina que tribunais devem seguir regras similares às adotadas no plano nacional, no qual as lideranças do Congresso Nacional têm cinco dias para indicarem o candidato à vaga.

“A norma paraibana, ao exigir subscrição mínima de um terço dos Deputados, dispõe de maneira mais restritiva e assimétrica em relação ao modelo federal, além de não prestigiar a participação das minorias políticas”, diz a representação que tem como base decisão anterior do Supremo Tribunal Federal acerca do Estado do Maranhão, em que o ministro Flávio Dino suspendeu o processo de escolha.

 


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
São João de Santa Luzia 2025 confirma 5 dias de festa com Wesley Safadão e Natanzinho Lima

São João de Santa Luzia 2025 confirma 5 dias de festa com Wesley Safadão e Natanzinho Lima

A Prefeitura de Santa Luzia oficializou as datas da 83ª edição do São João mais

Próximo
Mostra Picadeiro celebra o Dia Nacional do Circo com espetáculo gratuito no Centro Cultural Piollin

Mostra Picadeiro celebra o Dia Nacional do Circo com espetáculo gratuito no Centro Cultural Piollin

O Centro Cultural Piollin, em parceria com o Instituto Pompeu e o Circo Pompeu,

Você também pode se interessar
Fonte-+=