Monólogo “Esquecidos por Deus” estreia nesta sexta-feira no Teatro Ednaldo do Egypto

O monólogo “Esquecidos por Deus” faz sua estreia na capital paraibana nesta sexta-feira, 23 de maio, única sessão, às 20h, no Teatro Ednaldo do Egypto. Encenado pelo ator pernambucano Murilo Freire que comemora 40 anos de trajetória artística com sua volta aos palcos.

O espetáculo “Esquecidos por Deus”, concebido pelo diretor José Manoel Sobrinho, a partir da obra “O Livro das Personagens Esquecidas”, do também autor Cícero Belmar, trata de questões fundamentais dos tempos contemporâneos, como memória, identidade, patrimônio, apagamentos, esquecimentos e sua relação com religiosidades.

Natural de Recife, residente em Caaporã – Paraíba, Murilo Freire, uniu a cultura de dois estados em uma produção iniciada em 2023, entre ensaios nas capitais João Pessoa e Recife e nos municípios de Goiana/PE e Caaporã/PB. “A última vez que estive nos palcos foi em 2010. Neste ano, 2024, completo 40 anos de carreira. Faço teatro desde 1984, iniciando aos sete anos e minha primeira temporada profissional foi aos oito anos de idade. Em 2002 decidi me dedicar mais ao ensino do teatro e à formação/preparação de atores e atrizes. Em 2010 fiz minha última aparição nos palcos desde então, a convite de uma ex-aluna que dirigia seu primeiro espetáculo e pediu minha colaboração. Retornar aos palcos com o mestre Diretor José Manoel Sobrinho é uma honra e felicidade”, declara o ator.

O Diretor José Manoel Sobrinho diz que, a idéia de realizar a montagem, é discutir sobre temas urgentes da contemporaneidade, tais como memória, patrimônio, identidade, seus apagamentos e esquecimentos, a relação destes processos com religiosidades, com o compromisso nas apresentações do acesso às pessoas com deficiência física e motora, assim como ao público da terceira idade. “Construímos o espetáculo realizando ensaios abertos em Recife, Goiana e Caaporã, para públicos diversos e específicos, com realização de rodas de conversa acerca dos temas abordados e sobre a própria dinâmica do espetáculo”, ressaltou o diretor.

A estreia nacional do inédito espetáculo aconteceu no mês de abril no II Festival “Oxente de Teatro: 40 anos de atividade em grupo” realizado no Theatro Santa Ignez, em Alagoa Grande-PB. A agenda das próximas apresentações inclui Goiana, Recife, Bodocó – Exu – Araripina e Caaporã-PB na Pousada Hotel Novo Paraíso onde será lançado o Mini Doc “Esquecidos por Deus: Bastidores de uma produção teatral Caaporense!” aprovado em Caaporã – Dezembro 2023/ pela Lei Paulo Gustavo.

A classificação indicativa é de 16 anos e os ingressos estão à venda através do Sympla ou 1h antes da apresentação na bilheteria do Teatro Ednaldo do Egypto nos valores de R$ 30,00(inteira) e R$ 15,00(meia).

SINOPSE

O espetáculo trata de questões fundamentais dos tempos contemporâneos, como memória, identidade, patrimônio, apagamentos, esquecimentos e a relação disso com crenças e valores. Uma atuação de tirar o fôlego, numa encenação contemporânea que preza pela proximidade com a plateia e por rupturas na lógica narrativa que permitem uma multiplicidade de interpretações por parte do público. Um bandido que se crê Deus. Lembranças saudosas de uma infância. Da irmã, do pai, da mãe… Um capanga grotesco arranca risos. Um casal é feito refém. “Será que fomos esquecidos por Deus?” Mas… “De que Deus você está falando?”

“Esquecidos por Deus”, é um monólogo inspirado na obra “O Livro das Personagens Esquecidas”, do premiado jornalista escritor Cícero Belmar, membro da Academia Pernambucana de Letras, com encenação, dramaturgia e iluminação do consagrado diretor José Manoel Sobrinho e atuação de Murilo Freire, que completa seus 40 anos de carreira no teatro e também assina a produção do espetáculo.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Debates sobre cidades inteligentes, IA, ESG e perspectivas marcam Fórum Inovar e Construir

Debates sobre cidades inteligentes, IA, ESG e perspectivas marcam Fórum Inovar e Construir

O Fórum Inovar e Construir, promovido pelo Sinduscon-JP hoje, como parte dos 45

Próximo
Assembléia Legislativa entrega nesta 5a feira, 23, medalha Epitácio Pessoa, às 10h, ao renomado médico Osvaldo Travassos

Assembléia Legislativa entrega nesta 5a feira, 23, medalha Epitácio Pessoa, às 10h, ao renomado médico Osvaldo Travassos

Expectativa é a expressão em curso para a solenidade programada para esta

Você também pode se interessar
Fonte-+=