Mobilidade Urbana: Projeto com sistema de ônibus rápido em João Pessoa promete atender cerca de 83% do deslocamento da cidade

Até 2026 João Pessoa deve receber reforma de mobilidade urbana que impactará diretamente a área central da cidade. O ‘Projeto De Melhoria Da Mobilidade E Acessibilidade Da Área Central De João Pessoa’ busca melhorias em nível de acessibilidade, comércio local e infraestrutura.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O projeto em questão faz parte do ‘Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável do município de João Pessoa’, conhecido como ‘João Pessoa Sustentável’. O projeto engloba a implementação do Bus Rapid System (BRS), termo em inglês para o sistema de ônibus rápido.

Esse sistema exige a construção de corredores, terminais, sistema de informação, mobilidade e acessibilidade e para a urbanização e recuperação das margens do rio Jaguaribe. E, atualmente, o orçamento previsto para a conclusão das obras está em 55.455 milhões de euros.

A Área Central, ponto principal do projeto, envolve os seguintes terminais de integração: Bessa, Varadouro, Pedro II – Mangabeira, Cristo – 2 Fevereiro, Cruz das Armas – Novo Mercado. Essa área é responsável por 83% da demanda de deslocamento da cidade.

Além dos terminais de integração, o BRS também contará com dois corredores de ônibus. O primeiro sendo o de Cruz das Armas, com extensão de 15,3 km, que liga a Área Central à Região Sul, atendendo ao todo 24 bairros. E também o Corredor Pedro II, com extensão de 14,5 km, que liga a Área Central à Região Sudeste, atendendo 11 bairros.

As intervenções ocuparão a seguinte área:

João Pessoa Sustentável

O Programa está em andamento desde 2017 e tem 2026 como data limite para a entrega dos projeto e possui US$ 159,4 milhões como investimento total e tem como um dos objetivos principais a diminuição da desigualdade urbana.

Em julho deste ano, o atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi até Paris, na França, para buscar parcerias que viabilizassem o projeto de mobilidade urbana. Foi autorizado pelo Senado o empréstimo de 44,3 milhões de euros, cerca de R$ 267 milhões na conversão atual.

Obras previstas:
Redesenho das vias selecionadas
Ampliação de calçadas
Adoção de dispositivos de traffic calming
Expansão da rede cicloviária
Drenagem superficial
Iluminação, semaforização e sinalização
Embutimento de fiação
Nivelamento de vias e passeios
Arborização
Instalação de mobiliário urbano
Construção dos espaços logísticos para abastecimento


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Tardezinha Inclusiva apresenta tema ‘Magic Pop Cosplay’ neste domingo

Tardezinha Inclusiva apresenta tema ‘Magic Pop Cosplay’ neste domingo

A Tardezinha Inclusiva deste domingo (29) apresenta o tema ‘Magic Pop Cosplay’,

Próximo
Irmãos são atacados por cão na cidade de Areia

Irmãos são atacados por cão na cidade de Areia

Dois irmãos foram vítimas de um ataque de cachorro em Areia, no Brejo paraibano

Você também pode se interessar
Fonte-+=