O cartão físico do Programa Meu INSS Vale+, criado pelo Ministério da Previdência e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi lançado no último dia 29 de novembro e permitirá a antecipação de até R$ 150 do benefício e de auxílios permanentes pagos pelo INSS. O Jornal da Paraíba explica o que é esse benefício e como ele funciona.
O valor será descontado direto no benefício sem juros e taxas no mês seguinte ao adiantamento. No Meu INSS+ o aposentado pode baixar a carteira do beneficiário virtualmente para comprovar vínculo com a autarquia.
O que é Meu INSS Vale+?
O Meu INSS+ funciona como um clube de vantagens do beneficiário e está disponível de forma virtual no site do instituto para facilitar a vida do aposentado na hora de apresentar um comprovante de vínculo com o INSS.
Isso porque além de dar descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros, o serviço permite o acesso à confirmação de dados, sem precisar imprimir comprovante.
Já com o cartão Meu INSS Vale+, aposentados, pensionistas e as pessoas que recebem benefícios permanentes do INSS poderão antecipar R$ 150 do benefício e pagar no mês seguinte sem juros, correção, ou qualquer taxa. O valor será descontado diretamente na folha de pagamento.
O Meu INSS Vale+ será feito em parceria com instituições financeiras por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o INSS. No modelo físico, o cartão tem chip e senha. O cartão não permite fazer saque.
Regras do Meu INSS Vale+
Conforme a normativa do Meu INSS Vale+ o adiantamento não dependerá de desbloqueio prévio do benefício e não implica corresponsabilidade do INSS por dívidas ou compromissos de natureza pecuniária assumidos pelo beneficiário junto às instituições financeiras consignatárias.
Os titulares de benefícios poderão antecipar valores desde que:
A antecipação salarial seja realizada com instituição financeira com no mínimo 12 meses de experiência com o serviço de antecipação salarial e que tenha celebrado convênio e/ou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para esse fim.
Mediante utilização de cartão físico do segurado, com chip e senha pessoal, contratado junto à instituição financeira devidamente credenciada.
Confira abaixo os bancos parceiros do Meu INSS Vale+
Como emitir a carteira do Meu INSS Vale+
- Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para iOS e Android)
- Clique no item “carteira do beneficiário”
- Selecione uma foto para a carteira do beneficiário
- Clique no quadrado informando que está “ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code”, e em seguida, clique em “continuar”
- A carteira do beneficiário está disponível. Nos próximos acessos, a carteirinha vai estar disponível, basta clicar em “carteira do beneficiário”.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba