
Na mesma semana em que o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) divulgou um aumento de 40% no número de acidentes de trânsito na Paraíba em 2024, um vereador de Campina Grande cobra do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) a sanção de um Projeto de Lei que incentiva a prática do “grau” na cidade.
A proposta busca reconhecer a prática de empinar motos como um esporte no município, desde que realizada em local apropriado. O polêmico PL, de autoria do vereador Rostand Paraíba (Progressistas), tramita na Casa de Félix Araújo desde 2023. Para surpresa de muitos, o projeto foi aprovado pelos parlamentares e aguarda sanção do Poder Executivo.
Na sessão desta terça-feira (18) na Câmara, Rostand pediu a aprovação do texto ao prefeito.
A iniciativa, contudo, vai de encontro as diretrizes das autoridades de trânsito não apenas de Campina Grande, mas de todo o estado, considerando o aumento no número de acidentes e o impacto direto e indireto oriundos deste tipo de manobras.
A proposta do vereador levanta um debate muito sensível entre incentivar uma prática esportiva e preservar a segurança no trânsito, uma vez que com a oficialização do “grau”, corre-se o sério risco de acabar legitimando uma prática que, quando feita em vias públicas, configura um grave crime de trânsito.
Vale lembrar que o esporte, de acordo com a Constituição, visa promover bem-estar e inclusão, não risco à ordem pública.
Texto: Pedro Pereira
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba