Maratona Internacional de Programação será sediada na Unifacisa neste sábado

Conhecida como a maior, mais antiga e mais prestigiada disputa de programação do mundo desde 1970, o Concurso Internacional de Programação Colegiada é um torneio de programação algorítmica para estudantes universitários.

Equipes de três pessoas, representando suas universidades, trabalham para resolver problemas reais do mundo, promovendo a colaboração, a criatividade e a inovação.

Através do treinamento e competição, as equipes desafiam umas às outras durante todo um dia.

Neste ano, 111 países estão participando, mais de 3000 instituições de ensino estão envolvidas na competição, 2026 times são do Brasil, o que corresponde a mais de 6000 alunos e mais de 50000 alunos no mundo todo envolvidos na disputa.

Para chegar até a fase final do campeonato é necessário, antes, passar por várias etapas. Entre as fases, está a maratona nacional que se dá em duas partes.

A primeira será fase regional, realizada no próximo sábado (02) em todos os estados do Brasil. Na Paraíba, a Unifacisa será a sede da competição.

Pela manhã haverá um espaço para integração e o warmap, onde os times poderão se familiarizar com os ambientes físico e de desenvolvimento.

Às 14h haverá o início da competição que ocorrerá simultaneamente em todas as sedes do Brasil até às 19h. Todos os competidores de todas as sedes farão exatamente a mesma prova.

Da Paraíba, ao todo, são 21 times com três competidores cada. As instituições envolvidas de Campina Grande são: Unifacisa; UFCG; e IFPB.

De João Pessoa estarão participando estudantes da: UFPB e do IFPB. Para a final brasileira serão classificados cerca de 10% dos times com os melhores desempenhos da etapa regional.

Pelo histórico de anos anteriores, espera-se que da Paraíba saiam 2 times classificados para a final brasileira que ocorrerá em Chapecó/SC nos dias 19, 20 e 21 de outubro.

Os melhores times se classificarão para a etapa Latino-Americana que ocorrerá na cidade do México em março de 2024.

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Entretanto, em novembro deste ano, acontecerá em Cairo, no Egito, a final da maratona 2022/2023 e lá será anunciada onde será a final mundial de 2024 onde participarão também os campeões latinos -americanos.

Segundo o coordenador do curso de sistemas de informação da Unifacisa, Fabrício Dias, “para a Unifacisa é uma honra oferecer a infraestrutura adequada para a maior e mais importante competição de programação do país, e que classifica para a final brasileira e mundial. Para o curso de sistemas de informação é significativo por despertar nos nossos alunos a importância de participar de um evento dessa magnitude. Vale lembrar que um dos times competidores é composto por alunas do nosso curso, e que nosso time já teve bons resultados em outras competições.”, destacou

Confira o cronograma do evento:

8h às 9h – Chegada, credenciamento e entrega dos kits;

9h – Cerimônia de abertura na sala do cinema Unifacisa e apresentações das equipes;

9h45 às 11h30 – Warmap;

13h15 – Chegada dos competidores à Unifacisa;

13h30 – Competidores ocupam seus locais de prova;

14h – Início da competição;

19h – Finalização da competição;

19h30 – Início da cerimônia de premiação na sala do cinema Unifacisa;

20h30 – Encerramento do evento.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Câmera de segurança registra criminosos tomando carro por assalto, em Campina

Câmera de segurança registra criminosos tomando carro por assalto, em Campina

O post Câmera de segurança registra criminosos tomando carro por assalto, em

Próximo
Vice-presidente da Famup sobre mobilização de prefeitos: “para que chegue a Brasília”

Vice-presidente da Famup sobre mobilização de prefeitos: “para que chegue a Brasília”

Foto: Ascom O prefeito de Boa Vista, André Gomes (PDT), que é vice-presidente da

Você também pode se interessar
Fonte-+=