Mais de 100 litros de polpa de suco em temperatura inadequada são encontrados no RU da UFPB


				
					Mais de 100 litros de polpa de suco em temperatura inadequada são encontrados no RU da UFPB
Restaurante Universitário da UFPB. Foto: Krystine Carneiro/G1

Mais de 100 litros de polpa de suco em temperatura inadequada foram encontrados no Restaurante Universitário do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado em João Pessoa. O armazenamento irregular foi constatado durante uma investigação da Vigilância Sanitária no RU, que notificou a empresa responsável pelo restaurante nesta terça-feira (18).

A fiscalização aconteceu após relatos de intoxicação alimentar no RU da UFPB. Até o começo da manhã desta terça-feira (18), 332 alunos relataram sintomas de Doença Transmitida por Alimentos (DTA) e, 31 procuraram serviços médicos no município. Os estudantes relataram em suas redes sociais sintomas como vômitos, e associaram o mal estar à alimentação oferecida no local.

A situação está sendo acompanhada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). A universidade também iniciou uma investigação interna para apurar a situação.

A notificação da Vigilância Sanitária no RU da UFPB determina que adequações no processo de refrigeração dos alimentos e higienização de utensílios no local sejam realizadas no prazo de 15 dias.

LEIA TAMBÉM:

O Jornal da Paraíba tentou localizar a empresa responsável pela administração do RU e a Superintendência dos Restaurantes Universitários da UFPB para buscar um posicionamento sobre o caso, mas até a última atualização desta matéria, não obteve retorno.

Inspeção no RU da UFPB

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) iniciou ainda na segunda-feira (17), uma investigação para realizar a coleta de amostras biológicas para identificação do patógeno que causou os sintomas relatados pelos estudantes e fazer uma correlação com as análises bromatológicas realizadas pela Vigilância Sanitária que, por sua vez, realizou inspeção no local para apuração de possíveis descumprimentos de normas higiênico-sanitárias.

Durante a inspeção no RU da UFPB, os fiscais da Vigilância Sanitária identificaram irregularidades no local, como mais de 100 litros de polpa de suco em temperatura inadequada.

“A empresa que administra o restaurante da UFPB foi notificada pela Vigilância Sanitária para, no prazo de 15 dias, promover as adequações que vão desde a realização de manutenção corretiva de equipamentos de refrigeração até a rigorosa higienização de equipamentos e utensílios, dentre outras. A equipe de fiscalização da GVS também realizou o descarte das polpas de suco acondicionadas de forma incorreta”, explica Victor Viana, gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Galdino quer que deputados controlem 2% do Orçamento da Paraíba até 2025

Galdino quer que deputados controlem 2% do Orçamento da Paraíba até 2025

Adriano Galdino

Próximo
Feminicídio: Mulher é encontrada morta com marcas de soco no rosto dentro de casa

Feminicídio: Mulher é encontrada morta com marcas de soco no rosto dentro de casa

Uma mulher de 27 anos, identificada como Camilla Raiane Lima, foi encontrada

Você também pode se interessar
Fonte-+=