Com 51 anos de história e a responsabilidade de ser o maior plano de saúde da Paraíba, com uma carteira de 160 mil clientes e mais de 2 mil empregos diretos gerados, a Unimed João Pessoa tem um olhar atento à sustentabilidade. Esse modelo de atuação ganhou um reforço em 2019 com a adesão da cooperativa ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e o consequente compromisso de contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – a Agenda 2023.
Neste sábado (1º), é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. Todos os anos, nesta data, é abordado um tema e o de 2023 é “Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável”. A Unimed João Pessoa tem programas e projetos focados em construir um futuro sustentável. Ou seja, são voltados para promover uma atuação que busca o equilíbrio ambiental, prosperidade e responsabilidade socioambiental. “Nós fazemos parte do Pacto Global da ONU justamente pela preocupação que temos não só com o planeta que vivemos hoje, mas também com o futuro”, afirmou o presidente do Instituto Unimed JP, João Modesto.
Ele destacou que as ações de sustentabilidade adotadas pela Cooperativa reforçam o compromisso social e ambiental da instituição e comprometimento para colaborar com a construção de um futuro melhor para todos. “Quando a gente fala em sustentabilidade, está falando também do aspecto econômico, que vai beneficiar a todos a longo prazo”, complementou.
Princípios
Em suas operações, a Unimed JP atua baseada em princípios. Para tanto, criou mecanismos de reforço à integridade de modo a garantir o respeito às responsabilidades fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. E tudo é revisto permanentemente de modo a aprimorar e fortalecer essas práticas.
O Programa de Integridade, por exemplo, estabelece um conjunto de mecanismos internos para que os valores e princípios da Unimed João Pessoa sejam seguidos por todos que fazem parte da Cooperativa.
Meio ambiente
Do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, são desenvolvidas práticas voltadas para reduzir utilização dos recursos naturais. Os clientes são incentivados a utilizar a fatura digital, diminuindo o uso do papel. Mais de 70% dos boletos já são nesse formato. O uso de aplicativos também é outra forma adotada para reduzir impactos ambientais.
A Unimed João Pessoa também faz uso da energia renovável em suas instalações. Esse tipo de energia tem baixo impacto ambiental por ser proveniente de fontes como a eólica, solar ou biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas.
Já o lixo reciclável produzido no Hospital Alberto Urquiza Wanderley e no Hospital Pediátrico Unimed, unidades próprias da Cooperativa, é doado para a Associação dos Catadores de Recicláveis de João Pessoa (Ascare). Mais de 50 mil quilos de lixo reciclável são doados por ano.
Comunidade
Para a comunidade, são desenvolvidas iniciativas na área de promoção da saúde e cidadania. O projeto Mãos que Apoiam tem, em uma de suas vertentes, o atendimento a mulheres da comunidade com suspeita de câncer de mama.
Crianças e adolescentes contam com o Coral Jovem Instituto Unimed JP, que tem como objetivo educar e capacitar através da música. Mais de mil crianças e adolescentes já passaram pelo grupo desde 2007, quando foi criado.
As ações para a comunidade incluem, ainda, diversas iniciativas, como a Campanha do Bem, que é realizada periodicamente para arrecadar donativos para grupos em situação de vulnerabilidade, e o incentivo ao voluntariado.
Para saber mais sobre os projetos de responsabilidade socioambiental da Unimed JP, acesse a página do Instituto Unimed JP na internet (www.unimedjp.com.br/
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM