MAC de Campina Grande promove observação de alinhamento planetário

O Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizará uma experiência única no próximo dia 28 de fevereiro: uma sessão especial de observação astronômica para acompanhar o raro alinhamento planetário. O evento gratuito, que acontece nos jardins do MAC, proporcionará aos participantes a oportunidade de observar, ao vivo, os planetas do Sistema Solar alinhados no céu.

Programação e participação
Antes da sessão de observação, os participantes poderão assistir à palestra “Alinhamento dos Planetas: Popularização da Astronomia, através do conhecimento dos movimentos dos astros do Sistema Solar”, que acontecerá às 17h. A palestra apresentará e discutirá o Grande Alinhamento Noturno dos planetas Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte, fenômeno raríssimo que só voltará a ocorrer em 2492, daqui a 467 anos.

Os ministrantes da palestra serão José Nivaldo Mangueira de Assis e Thiago Clemente de Lima, especialistas na área com vasta experiência em popularização da astronomia.

Sobre os palestrantes

José Nivaldo Mangueira de Assis: 75 anos; Mestre em Engenharia Civil; Pós-graduação em Comunicação e Educação; Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática; Especialização em Gemologia; Radialismo em Rádio e Televisão; Bacharel em Agroecologia; Bacharel em Agronomia; Representante dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica; Palestrante sobre Astronomia nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste; possui dois binóculos e um telescópio refrator.

Thiago Clemente de Lima: 37 anos; Graduação em Licenciatura Plena em Física; Professor efetivo de Física do Estado da Paraíba; Astrônomo amador; Popularizador da Astronomia; Possui um binóculo 10×50, um telescópio refrator de 70 mm, um telescópio refrator de 80 mm, um telescópio refletor de 150 mm e um telescópio catadióptrico de 127 mm.

A programação inclui:

Palestra sobre o alinhamento planetário;
Sessões de observação guiada com telescópios;
Dicas para observação a olho nu e uso da Lua como referência;
Interação com especialistas para esclarecer dúvidas sobre o Sistema Solar.

O fenômeno: um raro alinhamento planetário
Entre os dias 25 e 28 de fevereiro de 2025, o céu oferecerá um espetáculo raro: até sete planetas poderão ser vistos simultaneamente. A olho nu, o público poderá observar os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, sendo Vênus o mais brilhante e Mercúrio o mais difícil de perceber. Com o auxílio de binóculos e telescópios, também será possível ver Urano e Netuno, que aparecerão como pequenos pontos azul-esverdeados.

Além dos planetas, a Lua fará parte do evento, movendo-se ao longo dos dias e alinhando-se com os astros. No dia da observação, a Lua será um guia para identificar os planetas no céu. A sessão de observação no MAC será uma oportunidade única de aprender mais sobre o funcionamento do Sistema Solar e a movimentação dos corpos celestes.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Preso em Alagoas condenado a 39 anos de prisão por estuprar a filha e duas sobrinhas na PB

Preso em Alagoas condenado a 39 anos de prisão por estuprar a filha e duas sobrinhas na PB

Equipes da Polícia Civil da Paraíba foram até o estado de Alagoas prender um

Próximo
UFPB abre inscrições para processo seletivo de professor bolsista formador EAD

UFPB abre inscrições para processo seletivo de professor bolsista formador EAD

UFPB abre inscrições para processo seletivo de professor bolsista formador EAD

Você também pode se interessar
Fonte-+=