
O presidente Lula formalizou nesta terça-feira (25) a substituição da socióloga Nísia Trindade por Alexandre Padilha no comando do Ministério da Saúde. A medida faz parte de uma remodelação nos ministérios para agradar o Congresso Nacional, em especial os partidos do Centrão como Republicanos, União Brasil e PP.
Congressistas tiveram uma quebra-de-braço ano passado com a ministra para liberação de emendas parlamentares na Saúde. O então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), chegou e enviar um requerimento formal e obteve como reposta da pasta que seguia “critérios técnicos”.
Com a governabilidade ameaçada no Congresso e com a popularidade em baixa, Lula deve realizar uma reforma ministerial. Ele já disse que deve fazê-la em etapas e negocia com o Centrão indicações.
Mudanças serão oficializadas após carnaval
A demissão foi comunicada à ministra durante reunião no Planalto, após a solenidade anúncio da produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. A previsão é que, a partir de 2026, sejam ofertadas 60 milhões de doses anuais.
A troca de comando, segundo o Planalto, será oficializada durante cerimônia de posse marcada para 6 de março. “O presidente agradeceu à ministra pelo trabalho e dedicação à frente do ministério”, diz a nota.
Alexandre Padilha
Nascido em São Paulo (SP), em 14 de setembro de 1971, Alexandre Rocha Santos Padilha é médico infectologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Também atua como professor universitário.
Deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo, está licenciado do cargo para compor a equipe ministerial do presidente Lula. Também foi ministro nos governos Lula (2009-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), tendo chefiado as pastas das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente. Ainda assumiu as mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad (2015-2016) na Prefeitura de São Paulo.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba