Lula abre encontro com prefeitos e ouve pedidos por mais investimentos diretos nos municípios

Em meio a um esforço para estreitar laços com lideranças locais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu, nesta terça-feira (11), o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília. O evento, promovido pela Presidência da República, reúne mais de 3.100 prefeitos e conta com 22.632 pessoas inscritas, segundo dados do governo.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Durante a cerimônia, o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Ary Vanazzi, cobrou mudanças na destinação de recursos federais para os municípios menores, criticando o modelo atual de distribuição por emendas parlamentares, segundo o Metropoles.

“Nós não vivemos de emenda parlamentar. Emenda parlamentar para nós é uma gota de água no grande problema que nós temos”, afirmou. Ele sugeriu que o governo crie programas de longo prazo voltados especificamente para essas cidades. “Quero propor que o senhor tire dinheiro das emendas parlamentares e faça programa para os pequenos municípios, (para que) tenha projeto de médio e longo prazo, para que a gente faça política pública”, acrescentou.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, adiantou que o governo federal anunciará uma série de medidas ao longo dos três dias de evento. “São três dias para desenrolar a vida dos prefeitos e prefeitas na relação com o governo federal. Serão mais R$ 50 bilhões para municípios brasileiros, com o Minha Casa, Minha Vida, obras da saúde, esporte, infraestrutura”, destacou.

A reunião também marca a primeira aparição pública de Lula ao lado dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente. Motta enfatizou o compromisso do Congresso com o municipalismo.

“Meu envolvimento com a pauta municipalista não é recente, e isso tem um porquê: são as prefeituras que acolhem, em primeira instância, os anseios da população em relação ao Poder Público. (Por isso), é extremamente injusto que esses entes tenham de estar sempre cobrando atenção da esfera federal”, declarou.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Damião Ramos Cavalcanti analisa impacto da natureza sobre imaginário humano ao refletir sobre o mito da Cruviana

Damião Ramos Cavalcanti analisa impacto da natureza sobre imaginário humano ao refletir sobre o mito da Cruviana

Hoje amanhecemos sob os estrondos do trovão que, quando crianças, nos

Próximo
Cícero afaga 'coração' dos Ribeiros ao nomear mãe de Aguinaldo para secretaria

Cícero afaga 'coração' dos Ribeiros ao nomear mãe de Aguinaldo para secretaria

Foto: divulgação

Você também pode se interessar
Fonte-+=