Lilian Knapp lutou, e não foi pouco, para sobreviver ao fim da Jovem Guarda


				
					Lilian Knapp lutou, e não foi pouco, para sobreviver ao fim da Jovem Guarda
Foto/Reprodução.

Para uns, a Jovem Guarda era um movimento. Para outros, a Jovem Guarda era apenas um programa de televisão que a TV Record botou no ar em agosto de 1965.

Movimento ou programa de televisão, a Jovem Guarda foi um fenômeno de popularidade e um acontecimento marcante na música popular daquela época.

Os ouvintes mais exigentes e também mais politizados achavam que a Jovem Guarda era sinônimo de alienação e que produzia música de má qualidade.

O programa era comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Roberto ficou até o começo de 1968, e, meses depois, a Record tirou o produto do ar.

A rigor, Roberto Carlos foi o único artista que realmente sobreviveu bem ao fim da Jovem Guarda. Se manteve no topo, e, agora com 83 anos, lá ainda permanece.

O próprio Erasmo Carlos, seu parceiro, enfrentou dificuldades para se equilibrar entre a condição de ícone do rock e ser assimilado como autor pela turma da MPB.

Wanderléa também buscou outros caminhos, tentando livrar-se da imagem da Ternurinha. Para ela, foi mais difícil do que para Erasmo, o Tremendão.

Os demais – e não foram poucos – comeram o pão que o diabo amassou depois que a Jovem Guarda acabou, lembrados, aqui, acolá, num revival dos anos 1960.

É o caso de Lilian Knapp, que morreu no sábado, 22 de fevereiro de 2025. Tinha 76 anos, e um agressivo tumor pélvico acabou com sua vida em três meses.

Havia algumas duplas no elenco da Jovem Guarda. Os Vips (A Volta), Deny e Dino (Coruja) e Leno e Lilian, que, em curta carreira, gravaram vários sucessos.

Lilian Knapp era uma garota da Zona Sul. O guitarrista Renato Barros – líder, depois, do grupo Renato e Seus Blue Caps – era um rapaz da Zona Norte.

Lilian e Renato foram namorados. Juntos, fizeram a canção Devolva-me, um sucesso da dupla Leno e Lilian que atravessou o tempo e ainda não foi esquecido.

Com O Pica Pau, outra parceria com Renato, Lilian se transformou, no Brasil, na primeira mulher a compor um rock em português. Quem gravou foi Erasmo Carlos.

Leno e Lilian se conheceram na infância. Cantaram juntos desde cedo. Como dupla, passaram a atuar profissionalmente em meados dos anos 1960.

Pobre Menina, Eu Não Sabia que Você Existia, Devolva-me, A Pobreza e Coisinha Estúpida estão entre os maiores sucessos da dupla.

Coisinha Estúpida é uma versão de Something Stupid. Lembram? No original, Frank Sinatra cantava Something Stupid para dar um força à filha Nancy.

Longe de Leno, já no final dos anos 1970, Lilian Knapp, em solo, reencontrou o seu público com uma versão: Sou Rebelde vendeu centenas de milhares de discos.

No ano 2000, Adriana Calcanhotto – voz e violão – gravou Devolva-me no álbum ao vivo Público. Entrou na trilha da novela Laços de Família e fez muito sucesso.

Um ano antes, Chico César fizera o mesmo com Sou Rebelde em Mama Mundi, seu quarto álbum. Mas não funcionou a sua releitura do hit de Lilian.

Há outra releitura de Sou Rebelde, melhor do que a de Chico César. Em 2014, Alice Caymmi botou a música no repertório de Rainha dos Raios, seu segundo álbum.

Sozinho, Leno não reencontrou o sucesso do tempo da dupla com Lilian. Ele morreu de câncer em dezembro de 2022. Estava com 73 anos e morava em Natal.

“O futuro pertence à jovem guarda”. A morte de Lilian faz lembrar que o nome do programa veio dessa frase de Lenin, líder da revolução bolchevique de 1917.

Jovem Guarda. A expressão cunhada por um comunista dando nome a um fenômeno musical politicamente alienado. O Brasil é mesmo muito complexo.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Expediente é modificado em repartições públicas da Paraíba devido ao Carnaval e às Muriçocas do Miramar

Expediente é modificado em repartições públicas da Paraíba devido ao Carnaval e às Muriçocas do Miramar

O expediente nas repartições públicas estaduais da Paraíba sofrerá mudanças

Próximo
Atriz Zezita Matos se emociona com homenagem do Bloco Muriçocas do Miramar

Atriz Zezita Matos se emociona com homenagem do Bloco Muriçocas do Miramar

Faltando apenas três dias para o aguardado desfile do Bloco Muriçocas do

Você também pode se interessar
Fonte-+=