Líder no setor de saúde suplementar, Unimed João Pessoa investe no incentivo ao ensino e pesquisa na área médica

Com uma carteira de aproximadamente 168 mil clientes, a Unimed João Pessoa reúne entre seus 1,7 mil médicos cooperados alguns dos maiores especialistas da Paraíba e oferece a melhor estrutura de atendimento médico-hospitalar privada do estado. Esse diferencial já posiciona o plano como líder de mercado e referência em saúde. Mas, nos últimos anos, a Unimed João Pessoa vem ampliando ainda mais a importância para a medicina paraibana, com incentivo ao ensino e pesquisa na área.

No ano passado, a Cooperativa trouxe para João Pessoa um polo da Faculdade Unimed, mas o interesse em ensino e pesquisa começou bem antes. Desde 2020, a Unimed João Pessoa oferece para os estudantes de medicina o Programa de Residência da Unimed João Pessoa nas especialidades de Clínica Médica e Medicina Intensiva. O objetivo é contribuir com a formação profissional dos novos médicos, entregando ao mercado profissionais qualificados.

E mais quatro residentes foram integrados ao programa na última segunda-feira (4). São dois ingressos na residência em Medicina Intensiva, que tem duração de três anos; e outros dois em Clínica Médica, com duração de dois anos. Ao todo, somando os ciclos anteriores, são 10 residentes no HAUW, que é o maior hospital privado da Paraíba, referência em alta complexidade e pioneiro em diversos procedimentos no estado.

Benefício para a sociedade

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, comentou que a residência é uma forma de qualificar os profissionais e, assim, melhorar a rede assistencial não só da Cooperativa, mas de toda a sociedade. “Nós procuramos fazer uma medicina autônoma, eficiente e de excelência, embasada na Ciência. No Hospital Alberto Urquiza, temos excelentes professores e pesquisadores que vão contribuir para a formação dos residentes”, disse. “Eles não só vão entender como funciona a atividade médica, mas como funciona o hospital e a Cooperativa, aprimorando a atuação profissional”, afirmou.

O coordenador do programa, André Telis, reforçou que a implantação das residências é mais uma forma da Unimed JP contribuir para que a população tenha no mercado profissionais capacitados e com formação humanizada. “O programa de residência eleva o grau de excelência que já é dado pela Unimed JP para a população”, afirmou. “A Unimed JP tem investido em ensino e pesquisa desde a pandemia e se consolidando como um centro formador de especialistas”, declarou.

Formação de qualidade

O Programa de Residência Médica da Unimed JP é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e integra o Pilar Ensino e Pesquisa do Instituto Unimed João Pessoa, braço social do plano de saúde. O presidente do instituto, João Modesto Filho, lembrou que esse é um passo importante na formação dos médicos e que as experiências vivenciadas na residência podem despertar o interesse pela pesquisa acadêmica. “Esse é um período de educação e treinamento muito mais intenso e que, muitas vezes, a partir daí o indivíduo vai ter a capacidade de seguir uma vida acadêmica ou mesmo na vida profissional, fazendo aquilo que gosta e com qualidade”, complementou João Modesto.

O estudante Guilherme Pires foi um dos ingressos na residência este ano. Para ele, que se especializará em Medicina Intensiva, essa nova etapa é uma realização profissional. “Nós lidamos com os pacientes mais críticos dentro da área médica. Então, o desafio, a complexidade e também a recompensa de você poder ajudar um paciente nessa situação a ter alta da UTI e voltar para a sua família me conquista”, disse.

Aluno da primeira turma de residentes em Medicina Intensiva do HAUW, João Pedro Quintans concluirá a especialização em 2025. Ele reforça que o aprendizado acumulado ao longo dessa jornada será essencial para sua atuação. “O sentimento de ser bem acolhido e o aprendizado são constantes. Estamos aprendendo com pessoas maravilhosas e dedicadas a transmitir muito conteúdo e a formar profissionais capacitados e pessoas humanizadas, acima de tudo”, disse João Pedro.

Além de aprender no dia a dia com médicos que são referência em suas áreas, alguns dos residentes ainda recebem bolsa e auxílio-moradia. Tudo custeado pela Unimed João Pessoa.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Cantora Maria Bethânia afirma que canta um Brasil “sem dinheiro e poder”

Cantora Maria Bethânia afirma que canta um Brasil “sem dinheiro e poder”

Maria Bethânia era uma criança em Santo Amaro, no interior da Bahia, quando

Próximo
Professor de matemática morto na frente da filha pode ter sido confundido com irmão

Professor de matemática morto na frente da filha pode ter sido confundido com irmão

O professor de matemática Luecir Brito, 49 anos, pode ter sido morto por engano

Você também pode se interessar
Fonte-+=