Lacração das urnas eletrônicas: entenda para que serve o processo e quais são os próximos passos na Paraíba

Nesta terça-feira (10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou a cerimônia de lacração de todos os sistemas do processo eleitoral para o pleito municipal de 2024. O ato atesta a integridade, segurança e autenticidade das urnas eletrônicas e das demais ferramentas eleitorais.

Até então, os sistemas estavam abertos para a testes dos partidos e coligações políticas, Polícia Federal, CGU (Controladoria-Geral da União), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e outros.

“Nesse período também foram feitos testes de segurança, que também são públicos, e agora a gente está fechando esse processo. Significa que os sistemas foram testados, eles já foram validados e eles são considerados agora prontos para serem utilizados no peito”, afirmou José Vinícius, secretário de TI do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), para o Correio Debate.

Esses sistemas são assinados pela presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia. Posteriormente os mesmos serão lacrados digital e fisicamente para poderem ser armazenados na sala-cofre do Tribunal.

Os próximos passos já tem datas na Paraíba. Segundo José Vinícius, a geração de mídias, por exemplo, já iniciam no dia 19. “A gente começa a colocar nas mídias que vão ser utilizadas nas urnas eletrônicas os dados dos eleitores, candidatos e das coligações”, disse.
“Deve ser feito dia 19 e no dia 20, em cinco pontos aqui no estado. Vai ser feita aqui em João Pessoa, em Campina Grande e Cajazeiras. Feito isso, a gente começa a preparar as urnas do dia 23 ao dia 27”, concluiu.

O secretário ainda declarou que na Paraíba serão 12 mil urnas prontas. No entanto, 10.500 serão para votação e as demais são reservas.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Com telessaúde, cliente da Unimed João Pessoa pode fazer consulta até do exterior

Com telessaúde, cliente da Unimed João Pessoa pode fazer consulta até do exterior

Na pandemia de covid-19, a telemedicina se destacou como uma forma segura de

Próximo
Mulher é presa suspeita de furtar celular de paciente dentro de Hospital Infantil

Mulher é presa suspeita de furtar celular de paciente dentro de Hospital Infantil

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (10), uma mulher de 47 anos suspeita

Você também pode se interessar
Fonte-+=