A cantora paraibana Juliette Freira compartilhou em suas redes sociais um relato de um dos sobrinhos que tem sido alvo de ataques xenofóbicos feitos por parte de um colega de turma na escola em que estuda no Rio de Janeiro, cidade em que reside com a tia. Segundo a vencedora do BBB 2021, o menino tem sido chamado de “Paraíba” de forma pejorativa para insultar suas origens nordestinas.
“É a segunda vez que Gabriel me conta que, na escola, um colega imitou o sotaque dele e o chamou de ‘Paraíba’. Da primeira vez, eu orientei ele a dizer que ‘Paraíba’ era o estado e que ele era paraibano, mas que seu nome é Gabriel. Infelizmente, para quem não sabe, mas imagino que muitos saibam, algumas pessoas usam ‘Paraíba’ como insulto, para dizer que você é pobre, feio, brega… Somos paraibanos e não ‘Paraíbas’. Isso machuca”, desabafou.
Juliette explicou que esta foi a segunda vez em que o sobrinho chegou para ela para lhe relatar ataques sofridos, da primeira vez ela teria orientado o jovem que conversasse com o colega de classe e o explicasse o problema em torno do uso que vinha sendo feito da palavra “Paraíba”, mas a artista confirmou que os ataques não se encerraram com o diálogo estabelecido.
“Hoje Gabriel disse que o menino fez a mesma coisa. Ou seja, depois de ensinado, porque quem deveria ensinar são os pais, né? E aí, fica a dica aí para você que é pai e mãe: orientem seus filhos para que eles não sejam xenofóbicos, homofóbicos, ou todos os “óbicos”, ou racistas, ou qualquer coisa. Essa responsabilidade é de vocês. E Gabriel chegou e disse que o menino fez a mesma coisa. Então, eu vou usar isso aqui para pedir gentilmente que isso não aconteça mais”, concluiu.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM