Jornal O Estado de SP destaca registro de patentes da UFCG

Mais uma vez, a posição da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no topo do ranking nacional de registro de patentes de invenção foi destaque na imprensa nacional. Desta vez, a conquista foi abordada na edição desta terça-feira, dia 5, do jornal O Estado de SP.

Intitulada Como universidade no agreste nordestino virou líder em patentes no setor acadêmico, a matéria, de autoria da jornalista Roberta Jansen, analisa o surpreendente desempenho da UFCG, única universidade entre os três primeiros colocados (os outros foram a Petrobras e a Fiat) e à frente de grandes instituições, como a UFMG, Unicamp e a USP, reconhecendo o papel fundamental do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) no processo de conscientização e treinamento dos pesquisadores.

“O objetivo é proteger o conhecimento gerado nas nossas pesquisas, proteger antes de publicar”, explica o professor Aldre Morais, coordenador do NITT.

Autoridades científicas entrevistadas, como a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, enalteceram o desempenho da UFCG.

“Eles são espetaculares; vêm crescendo em colaboração com a indústria, transformando conhecimento em produtos”, disse, citando outra razão para o bom desempenho da instituição: o alinhamento entre a universidade e o setor produtivo.

“Fazemos pesquisa de ponta em sintonia com as necessidades que a sociedade impõe. Muitas coisas nos chegam por meio das empresas, projetos de arquitetura, de design, de próteses médicas, e geramos estímulo para os grupos de pesquisa mais atentos às novas imposições dos nossos tempos. A universidade precisa estar atenta a esse dinamismo”, observou o reitor Antonio Fernandes.

Veja aqui a matéria publicada no jornal O Estado de SP.

Radiotelescópio Bingo

Além da posição da UFCG no ranking do registro de patentes, o jornal O Estado de SP também destaca a construção do radiotelescópio Bingo como um dos principais projetos científicos em implantação, “que deve entrar em funcionamento em 2025 e promete ser o maior da América Latina”.

O principal objetivo do instrumento é estudar a misteriosa energia escura, que forma a maior parte do universo. “O universo está em expansão acelerada, esse é o consenso”, diz, na matéria, o professor Amílcar Queiroz, coordenador do projeto. “Essa aceleração se dá pela energia escura. Nosso objetivo é estudar para obter mais informações sobre essa energia escura, como seria a estrutura dessa expansão acelerada”.

O radiotelescópio Bingo é um projeto internacional que conta com a participação de cientistas da UFCG, da Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais da África do Sul, China, EUA, França, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Está sendo construído na zona rural do município de Aguiar, região foi escolhida por ser um espaço geograficamente adequado e livre de poluição eletromagnética, sendo considerada a maior área de silêncio do Brasil.

Uma vez concluído, o Bingo será um dos primeiros telescópios do mundo a estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do nosso universo. Com o radiotelescópio, será possível medir a expansão do universo e inferir sobre as propriedades da energia escura, podendo indicar a distribuição das galáxias logo após o Big Bang.

Veja aqui a matéria publicada no jornal O Estado de SP.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Polícia Federal prende mulher por tráfico transnacional de drogas

Polícia Federal prende mulher por tráfico transnacional de drogas

Uma mulher foi presa por agentes da Polícia Federal (PF) na noite desta

Próximo
CSP x Treze pelo Paraibano 2024: Galo vence o CSP por 2 a 1 e assume a vice-liderança

CSP x Treze pelo Paraibano 2024: Galo vence o CSP por 2 a 1 e assume a vice-liderança

CSP e Treze se enfrentaram neste sábado (9), em partida atrasada, válida pela 4ª

Você também pode se interessar
Fonte-+=