Glauber, Rayssa e Aline. Três pessoas diferentes, mas com o sonho de construir o próprio negócio. Hoje, eles se destacam nos segmentos que escolheram investir e estão entre os 98.434 empreendedores atuantes em João Pessoa. A capital celebra 438 anos neste sábado (5) e é a quarta do Nordeste com o maior número de empresas, com destaque para os pequenos negócios.
De acordo com dados do Sebrae/PB, são 275.762 empresas no estado, sendo os micro e pequenos negócios correspondentes a 96% (263.627) dos empreendimentos. No caso de João Pessoa, das 98.434 empresas existentes, 56% (58.611) têm como responsáveis os Microempreendedores Individuais (MEI), o que coloca a capital paraibana no ranking do Nordeste com destaque das cidades empreendedoras, ficando atrás de Salvador (310.485), Fortaleza (291.198) e Recife (180.351).
O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, destacou o trabalho da instituição ao longo dos 51 anos de fundação, “estimulando o empreendedorismo, a inovação e a promoção dos negócios com destaque aos segmentos do turismo, do comércio, da indústria e dos serviços em João Pessoa”, reforça.
Ele lembrou ainda que o Sebrae está sempre de portas abertas para atender a todos que queiram iniciar ou aprimorar o próprio negócio. “Tudo isso, fazemos por meio de capacitação, consultoria, eventos, além de apoiar a construção de políticas públicas que propiciem um ambiente favorável ao surgimento e crescimento dos pequenos negócios, o que tem se mostrado ao longo do tempo cada vez mais necessário para ampliar a competitividade e sustentabilidade das empresas na Paraíba”, acrescenta Luiz Alberto.
Capital de empreendedores
Foi o que buscou Aline Araújo, que, há dez anos, inaugurou o Quintal Mágico, espaço criativo para festas mais intimistas e personalizadas. Ela conta que as consultorias e a participação no Empretec, programa exclusivo para o desenvolvimento para empreendedores, foram essenciais para o crescimento do negócio. “O Sebrae esteve e está comigo nos melhores e piores momentos, ajudando, inovando e me mostrando novos caminhos. Sempre foi uma honra e uma inspiração para mim e me fez enxergar novos horizontes. Fico honrada em ter pessoas e uma instituição como o Sebrae me apoiando”, destaca a empresária.
A realização pessoal e profissional em ter o próprio negócio também impulsiona os irmãos Glauber e Rayssa Chaves. Eles deixaram a advocacia e, desde 2020, se dedicam ao cultivo de hortaliças, no Rancho Isabella Chaves. O negócio tem apresentado bons resultados, com parcerias de destaque com os principais restaurantes e chefes de cozinha da capital. Rayssa foi uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e também no Congresso Nacional Mulheres do Agro, ambos em 2022.
“O Sebrae esteve com a gente antes mesmo da fundação do negócio, quando fizemos consultorias técnicas para saber onde investir. Após fundarmos o Rancho, fizemos uma consultoria de comunicação estratégica que seguimos até hoje. O Sebrae sempre esteve com a gente, nos dando esse suporte fundamental, porque quando começamos um negócio são poucos recursos, não temos conhecimento técnico e temos que aprender. Então, esse apoio é fundamental”, explica Glauber Chaves.
Para o futuro, o empreendedor comenta que o trabalho continua, com organização da cultura da empresa, incentivo aos colaboradores e planejamento de expansão da atividade. “Com todo esse suporte que o Sebrae nos dá, conseguimos ser referência no estado. Conseguimos ter um grande reconhecimento do setor. Tudo isso não conseguiríamos sozinhos”, frisa.
Luiz Alberto Amorim parabeniza a capital paraibana pelos 438 anos e reforça o compromisso do Sebrae em continuar comprometido com o desenvolvimento econômico e social do município e em todo o estado. “O Sebrae, juntamente com conselho deliberativo, diretoria, colaboradores e parceiros festeja com toda a população os 438 anos da capital e reafirma o propósito de continuar contribuindo para um futuro de prosperidade com sustentabilidade”, completa.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online