O governador João Azevêdo (PSB) vetou o projeto de lei que permitia o acendimento de fogueiras em áreas urbanas do estado. A decisão, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (28), mantém a proibição que vigora desde a pandemia de Covid-19, visando proteger a saúde pública diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias.
Na justificativa do veto, o governador destacou a recente publicação de um decreto que estabelece situação de emergência no estado devido ao crescimento de internações hospitalares e a limitada disponibilidade de leitos. “Ao contrário do que se pensa, a pandemia de Covid-19 ainda persiste. O que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou foi o fim da Emergência de Saúde Pública da pandemia da Covid-19 em todo o planeta”, explicou Azevêdo no documento.
A decisão ocorre no momento em que a Paraíba enfrenta um aumento de casos de doenças respiratórias, como Influenza, além da Covid-19. “Quanto aos dados epidemiológicos, observamos que no ano de 2024 há uma predominância para outros vírus respiratórios e a persistência de Influenza”, justificou o governador.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM