O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), sancionou uma lei que oficializa o Dia do Motorista de Aplicativo no calendário oficial de eventos do estado.
Marcada para ser comemorada anualmente em 1º de julho, a data foi instituída por meio de projeto de lei do deputado Chico Mendes (PSB), conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (3).
Embora apresentada como uma homenagem à categoria, a medida levantou discussões sobre sua eficácia prática, considerando que muitos motoristas enfrentam condições precárias de trabalho.
Em fala ao Blog Pleno Poder, o presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo de Campina Grande (AMPAPP-CG), Germógleo Bezerra, exaltou a iniciativa, mas cobrou dos governantes a nível estadual e federal ações concretas para a melhoria das condições de trabalho e o incentivo a políticas públicas que realmente beneficie a classe.
“Recebemos com alegria a sanção da lei que institui o Dia do Motorista de Aplicativo no estado, reconhecendo a importância dessa categoria jovem, mas essencial. Apesar do avanço, ainda há muito a ser feito em políticas públicas e sociais, como descontos em impostos e benefícios semelhantes aos concedidos a taxistas e mototaxistas. Continuamos lutando por melhorias e pelo reconhecimento pleno desta classe”, afirmou.
De acordo com o IBGE, em 2023, 1,5 milhão de pessoas trabalham por meio de aplicativos de serviços no Brasil. Desse total, 704 mil são motoristas de aplicativos de transporte de passageiros (exceto táxi) e 589 mil são entregadores de comida e produtos.
Texto: Pedro Pereira
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba