O prazo para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre começa nesta terça-feira (4). Os estudantes interessados têm até o dia 7 de julho para se inscrever, e o resultado será divulgado no dia 11 de julho. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para esta edição, foram ofertadas 77.867 vagas, em 1.265 instituições privadas.
O candidato pode consultar as vagas no portal Único de Acesso, por meio do botão “Consultar ofertas de vagas”. O sistema apresenta as ofertas por estado, município e instituição de ensino superior.
Como se inscrever
Para poder participar do Fies, o interessado precisa:
- ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre as edições de 2010 e 2022;
- ter tirado pontuação média nas cinco provas igual ou superior a 450 e nota superior a zero na redação;
- não ter participado da prova na condição de “treineiro”;
- possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Para se inscrever o estudante precisa acessar o sistema de inscrição do Fies, no período determinado em edital e possuir cadastro no “Login Único” do governo federal, conta gov.br.
Caso o candidato não tenha essa conta gov.br, ele será direcionado para a página do gov.br, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.
Depois de concluir o cadastro, o aluno será direcionado automaticamente para o sistema de inscrição do Fies e preencher as informações solicitadas pelo sistema.
Cronograma do Fies
Confira abaixo o cronograma do Fies no segundo semestre de 2023:
- Inscrições: de 4 a 7 de julho;
- Resultado dos pré-selecionados: 11 de julho;
- Complementação da inscrição: de 12 a 14 de julho;
- Convocação da lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto.
Aqueles que não forem pré-selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera.
Sobre o Fies
Com o objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC),instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba