Com a proposta de fomentar o empreendedorismo inovador e a criação de novos modelos de negócios na região de Campina Grande, tiveram início na noite desta segunda-feira (19) as atividades da segunda edição do programa Impulse Campina powered by InovAtiva.
Executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa gratuito de aceleração de projetos teve a metodologia desenvolvida pelo InovAtiva, política pública do Sebrae e do Governo Federal que apoia ecossistemas de empreendedorismo inovador em todo o Brasil.
Realizada na agência regional do Sebrae em Campina Grande, a abertura das atividades do Impulse Campina contou com a participação dos representantes dos 25 projetos que foram selecionados para participar da edição de 2023.
Ao longo do segundo semestre, esses participantes receberão mentorias e participarão de uma série de capacitações com especialistas do mercado, de modo que possam desenvolver suas ideias inovadoras e transformá-las em startups.
Dessa forma, segundo a proposta do programa, os participantes também terão a oportunidade de conhecer melhor os ecossistemas de inovação de Campina Grande e da Paraíba, estabelecendo conexões com seus atores e contribuindo não só para o fortalecimento desses ecossistemas, como também incentivando a atividade econômica, através da abertura de novos negócios.
Conforme destaca a analista técnica do Sebrae/PB, Ivana Sena, contribuir e apoiar essa iniciativa é reforçar a missão da instituição, que é fomentar o empreendedorismo.
“Quando nós percebemos que isso está acontecendo, é algo que nos enche de alegria, não só o Sebrae, mas todo o ecossistema de inovação, uma vez que somos mais de 17 instituições de braços dados construindo uma jornada para os empreendedores. Dessa forma, esperamos que o Impulse Campina seja uma boa jornada para os participantes e que contem com o nosso apoio nessa caminhada”, afirmou.
Por sua vez, a analista técnica Nilvânia Silva destacou o impacto que programas como o Impulse Campina têm na sociedade, através da geração de emprego e renda proporcionada pelos novos negócios.
“O objetivo do Sebrae, e do ecossistema como um todo, é ajudar, fazendo com que os negócios já existentes possam crescer e que aqueles que ainda estão apenas com uma ideia na cabeça possam transformar essa ideia em produtos e serviços que venham de fato a melhorar a nossa sociedade. Então, aproveitem cada oportunidade proporcionada pelo Impulse Campina e contem conosco nessa jornada”, acrescentou.
Já a gestora do Impulse Campina na Prefeitura de Campina Grande, Karolina Celi, pontuou que o programa vai auxiliar os participantes a encontrarem o modelo de negócio ideal para que as ideias selecionadas possam de fato ingressar no mercado.
Além disso, a gestora também pontuou a importância do ecossistema de inovação para o desenvolvimento do programa.
“O ecossistema vai servir para vocês de base e de apoio. E tudo isso vai trazer possibilidades de conexão e de melhoria das ideias e dos negócios. Sintam-se acolhidos pelo Impulse Campina e pelo ecos sistema de inovação”, concluiu a gestora.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online