Imóveis com risco de colapso são mapeados no Centro Histórico de João Pessoa

Nesta terça-feira (30), uma ação conjunta da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) iniciou um mapeamento de imóveis do Centro Histórico da capital. Os imóveis selecionados são aqueles que se encontram em risco de colapso.

Nesta ação conjunta, realizada em etapas, a Defesa Civil, por sua vez, vai avaliar a estrutura dos imóveis e, quando necessário, interditar aqueles que oferecerem risco, e o Corpo de Bombeiros é o responsável por inspecionar as medidas de segurança contra incêndio, verificando, por exemplo, as instalações elétricas desses prédios.

Na primeira parte da ação, as equipes registram os primeiros imóveis, o nome da rua e número da edificação. Esses dados vão ser enviados para a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que vai identificar e notificar os proprietários para que, posteriormente, permitam o acesso das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, essa operação é de extrema importância para a preservação do Centro Histórico de João Pessoa.

“Nesse primeiro momento, foram divididas três equipes, cada uma com representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e do Crea-PB, sendo iniciado o mapeamento dos imóveis que aparentemente apresentam algum risco, seja estrutural ou de incêndio, para posterior identificação dos proprietários e notificação para manutenções corretivas”, explicou.

“O objetivo desta operação é identificar as edificações que se encontram com risco de incêndio e risco estrutural para que, em um segundo momento, possamos fazer uma intervenção para prevenir acidentes nesses prédios”, afirmou o tenente-coronel Aragão, diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros.

A ação conta ainda com a participação do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB).


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Nadja Claudino relembra cobertura das mortes de Lampião e Maria Bonita no Diário de Pernambuco

Nadja Claudino relembra cobertura das mortes de Lampião e Maria Bonita no Diário de Pernambuco

Foto: autor desconhecido

Próximo
VÍDEO: TV Arapuan traz desdobramento sobre suposto caso de agressão em João Pessoa

VÍDEO: TV Arapuan traz desdobramento sobre suposto caso de agressão em João Pessoa

O programa Cidade em Ação, TV Arapuan, trouxe nesta terça-feira (30), o

Você também pode se interessar
Fonte-+=