Nas duas oportunidades, quem ficou com a medalha de bronze foram as americanas, nos Jogos Olímpicos de Atenas-2000 e de Pequim-2008.
Com uma geração bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007) – campeã em 2007 em cima dos Estados Unidos – e formada por Formiga, Marta, Cristiane e Pretinha, o Brasil rivalizou com a americanas durante toda a década de 2010.
Na primeira final olímpica, em Atenas-2004, o Brasil enfrentou uma seleção americana que já havia sido medalha de ouro em 1996, em Atlanta, e de prata em Sydney-2000, e era considerada a melhor seleção feminina do mundo.
Em busca da primeira medalha de ouro do futebol brasileiro em Jogos Olímpicos, a seleção brasileira conseguiu fazer uma partida equilibrada contra as americanas, levando a partida para a prorrogação com um gol de Pretinha após ter levado o primeiro gol na reta final do primeiro tempo, mas acabou sendo derrotada.
No segundo confronto, com um time mais experiente e confiante após ter vencido a seleção dos Estados Unidos na final dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil acabou sendo superado mais uma vez com um gol na prorrogação.
Agora, em Paris, o Brasil tenta mais uma vez se vingar das duras derrotas para as americanas e conquistar a tão sonhada medalha de ouro inédita no futebol feminino.
A Seleção Brasileira chega à final após ter se classificado para as quartas de final justamente graças aos Estados Unidos, que venceu a Austrália na última rodada da fase de grupos e, com isso, o Brasil avançou como um dos melhores 3º colocados.
Na história, Brasil e Estados Unidos se enfrentaram 16 vezes em partidas de competições oficiais, com 12 vitórias das americanas e apenas 2 da seleção brasileira, além de 2 empates.
A final nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 será disputada neste sábado (10), às 12h (horário de Brasília).
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br