
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (25) aponta os principais hábitos culturais dos moradores de João Pessoa. Segundo os dados levantados através da “Cultura nas Capitais“, a capital paraibana está entre as que um maior percentual de moradores praticam alguma atividade cultural.
De acordo com os números, 40% dos entrevistados em João Pessoa afirmaram praticar alguma atividade cultural relacionada a áreas como fotografia, dança e música, seja de forma amadora ou profissional.
O gênero musical forró predomina no gosto musical dos entrevistados na capital paraibana, aceitação menos somente que o percentual apresentado por Teresina, capital do Piauí.
Os moradores de João Pessoa também visitam teatros com amigos (21%), foram ao cinema (40%) e frequentaram shows musicais (41%) pelo menos uma vez no último ano, e elencaram a cidade como a terceira onde o centro histórico é um dos espaços culturais mais visitados.
Na gastronomia, os dados apontam o cuscuz como sendo o principal prato típico da capital paraibana (33%).
Leitura
Os hábitos de leitura dos pessoenses também foram questionados, e os dados apontam que a leitura foi a atividade mais realizada pelos moradores – 59% dos entrevistados disseram ter lido ao menos um livro nos últimos 12 meses.
Já sobre a frequência em bibliotecas o percentual em João Pessoa ficou em 21%, menor que a média das demais capitais do Brasil, que é de 25%.
Sobre a pesquisa
A pesquisa “Cultura nas Capitais” foi realizada pela empresa JLeiva Cultura & Esporte com apoio de instituições privadas como o Itaú e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura.
A iniciativa entrevistou 19.500 pessoas em todas as capitais brasileiras, incluindo 600 moradores de João Pessoa, entre os meses de fevereiro e maio de 2024.
Como conclusão, o material aponta que 80% dos entrevistados na capital paraibana acredita na importância de priorizar o setor cultural, com mais investimentos na promoção das atividades citadas.
“Os dados mostram que João Pessoa tem um público engajado com a cultura, mas, ao mesmo tempo, revelam um grande potencial ainda não atendido. Há milhares de pessoas interessadas em frequentar museus, teatros, festas e shows, mas que ainda não conseguem acessar essas experiências. Isso aponta para uma oportunidade clara de investimento — seja por parte do poder público, seja da iniciativa privada — em ações que ampliem o alcance e a acessibilidade cultural”, defende João Leiva, responsável pela pesquisa.
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Fonte: Jornal da Paraíba