Grupo de Cirurgia Digestiva e Endoscopia é destaque na XII Edição do GastroParaíba, em João Pessoa

 

A Sociedade de Gastroenterologia da Paraíba (SGPB) promove neste fim de semana a 12ª Edição do GastroParaíba, em João Pessoa. Nesta sexta-feira (20), o Grupo de Cirurgia Digestiva e Endoscopia (GCADE), que dentre os seus integrantes tem os médicos Filipe de Pádua, Deborah Centeno e Daniel Maia, foi destaque entre os palestrantes do encontro, sobretudo no debate sobre ‘Casos Clínicos sobre a Patologia Esofágica, na Sessão Jovem Gastro’, ‘Tratamento Cirúrgico do Câncer Gástrico’ e ‘Cirurgias Bariátricas Revisionais’.

O evento reúne estudantes, pesquisadores e especialistas renomados da Cirurgia Digestiva, Gastroenterologia e Endoscopia, para apresentar inovações, debater casos clínicos e promover inovações científicas. “Hoje a gente teve a oportunidade de falar sobre câncer gástrico, o tratamento cirúrgico, os aspectos técnicos, para promover um tratamento eficaz, principalmente para aqueles pacientes que têm condições de serem operados. A gente debateu, também, sobre Ressecção Endoscópica de Câncer Gástrico, que é uma discussão super atual, que está surgindo, no sentido de que, quanto menos invasivo for o procedimento, melhor será para o paciente”, ressalta o cirurgião gástrico Filipe de Pádua.

No Módulo Estômago, a médica Deborah Centeno, que faz parte da GCADE, ministrou a palestra ‘Tratamento Endoscópico no Câncer Gástrico Precoce: Para quem? Do diagnóstico ao seguimento’.

“Eu trouxe alguns Casos Clínicos, mostrando que o tratamento endoscópico pode ser curativo, mesmo no Câncer Gástrico. Também vimos como funcionam as técnicas de Ressecção, Mucosectomia, Dissecção Endoscópica Submucosa (ESD), foi bem interessante a discussão, porque são técnicas que se mostram inovadoras e minimamente invasivas para o tratamento do câncer”, avalia a endoscopista Deborah.

Durante à tarde, no Módulo ‘Cirurgia Bariátrica e Metabólica’, o médico Daniel Maia, integrante do GCADE, ministrou a palestra ‘Cirurgia Revisionais: vídeo-cirurgias editadas’, uma aula guiada em vídeo sobre procedimento cirúrgico do aparelho digestivo. “É um prazer enorme falar sobre Cirurgia Bariátrica e Cirurgia Revisional. Esse foi o assunto que nós discutimos hoje, para atualizar os cirurgiões e promover conteúdo de qualidade para os residentes e estudantes de medicina”, pontua o médico.

O evento segue acontecendo neste sábado (21), com a segunda parte da programação que reúne o II Simpósio de Endoscopia da Paraíba, o II Congresso Paraibano de Doenças Inflamatórias Intestinais, e o I Simpósio de Nutrição e Aparelho Digestivo.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Ramalho Leite recorda grandes nomes da nobreza paraibana

Ramalho Leite recorda grandes nomes da nobreza paraibana

Foto: autor desconhecido

Próximo
Operação prende foragidos da justiça com arma em Bayeux

Operação prende foragidos da justiça com arma em Bayeux

Dois foragidos da justiça que são acusados de roubo, porte ilegal de arma de

Você também pode se interessar
Fonte-+=