Reportagem por Max Oliveira
Prova muito tradicional em toda a Europa, o Gran Fondo também está se consolidando em João Pessoa, que já recebeu três edições. A mais recente nesse mês de dezembro, reunindo 250 ciclistas de 12 estados brasileiros. Em 2024, vai ter mais! A quarta edição está confirmada.
João Pessoa ganhou esse diretito por ser considerada uma cidade calma, cheia de belezas naturais e de povo caloroso e hospitaleiro. Além disso, forma uma tríade de capitais extremamente próximas, estando no meio de dois grandes centros do Nordeste.
Gran Fondo se consolida em João Pessoa
A natureza e o cotidiano da capital também formam um cenário indispensável para a prática de ciclismo. Somado a isso, a competição busca promover melhorias na mobilidade urbana.
O Gran Fondo alia velocidade e resistência, com percursos longos. A prova está fazendo tanto sucesso em João Pessoa e está firmada num grupo seleto onde figuram apenas Brasília (DF), Goiânia (GO) e Gramado (RS).
De acordo com Kaio Márcio, secretário de Esportes da capital, a edição 2023 consolidou João Pessoa como local ideal para o Gran Fondo.
“Essa última edição só fortaleceu os eventos esportivos em João Pessoa, que tem um diferencial que se reflete na qualidade de vida da sua população, pois é uma cidade que tem uma ótima geografia para seus eventos e temos a dizer que, com certeza, hoje João Pessoa é a capital do esporte”, disse o ex-nadador campeão pan-americano.
Na prova dos 109 quilômetros desse ano, vencida pelo paraibano Danrley Cavalcante, de Olivedos, o atleta elogiou a largada controlada na área urbana da cidade, no Busto de Tamandaré, por questões de segurança.
Em seguida, depois de passagens por Altiplano, Avenida Hilton Souto Maior e a BR-230, quando os ciclista atingiram uma velocidade de até 71 quilômetros por hora, a competição justificou estar entre uma das etapas do circuito Gran Fondo.
“O Gran Fondo é uma das maiores provas de ciclismo em nível de Brasil, e fico feliz de encerrar minha temporada com vitória. Para nós que somos atletas é um privilégio participar de uma prova tão organizada”, exaltou o ciclista que completou o percurso no tempo de 2 horas e 51 segundos.
De acordo com Romolo Lazzaretti, coordenador do Gran Fondo, diante da organização e sucesso da prova, que se repetem a cada ano, a quarta edição do evento em João Pessoa já está garantida para 2024.
“Com todo esse sucesso e uma prova tranquila como sempre acontece na cidade, tenho a absoluta certeza que a quarta edição do Gran Fondo, em João Pessoa, virá com força total no ano que vem”, projetou.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba