O Governo do Estado formalizou, nesta sexta-feira (18), o repasse de recursos ao Festival de Inverno de Campina Grande, que este ano está em sua 48ª edição e inicia sua programação com mostras culturais em vários locais da cidade, a exemplo do Cineteatro São José, equipamento da Fundação (Funesc). O apoio financeiro possibilitará a volta de apresentações artísticas na Praça da Bandeira.
O convênio foi assinado pelo vice-governador Lucas Ribeiro, o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o secretário Executivo da Articulação Política, João Paulo Freire, e pela presidente do Instituto Solidarium que realiza o evento, Eneida Agra Maracajá e Myrna Agra Maracajá. Também assinaram o documento o deputado estadual Inácio Falcão e a vereadora Jô Oliveira.
De acordo com o vice-governador Lucas Ribeiro, o apoio do governo fortalece o acesso da cultura à população e a um grande evento. “Agradeço ao governador João Azevêdo por esse apoio ao Festival, sabemos a importância dele para Campina Grande. Temos uma história contada por meio dele, e pelas mãos de Eneida Agra, que há anos vem trabalhando, lutando pela cultura da cidade. E esse é um momento muito importante fortalecer o Festival de Inverno e fazer com que ele seja ainda maior”, disse.
O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, ressaltou o olhar do governo para Campina Grande e para o setor cultural. “Ainda no mês de junho, o Estado realizou um investimento histórico no São João da Paraíba, com foco em Campina, fortalecendo os eventos das cidades que realizam anualmente a festa, e ao movimento de quadrilhas juninas, destinando grande soma de recursos. O governador João Azevêdo é um gestor que quebra paradigmas, ele entende e conhece a força do Festival de Inverno em mobilizar a cidade, impactar os artistas de Campina Grande e região, e de proporcionar ao público novas perspectivas de produção cultural. É um compromisso com a cidade”, declarou.
Segundo a filha de Eneida, e uma das coordenadoras do evento, Myrna Agra Maracajá, com o apoio do governo, o evento poderá ampliar os espaços de apresentação. “Este recurso do Governo do Estado nos garante a montagem da estrutura na Praça da Bandeira. No ano passado, não conseguimos levar o Festival para a praça, ele aconteceu apenas no Teatro Severino Cabral. Mas em 2023, estamos retornando para um local que amamos, que nos aproxima do público que tem a oportunidade de ter acesso aos bens culturais. Estamos extremamente felizes e que ele venha para ficar”, destacou.
O Festival de Inverno será aberto às 19h desta sexta-feira no Teatro Municipal Severino Cabral e prosseguirá até o dia 26 de agosto com mostras de dança, música, cinema, cultura popular e teatro no Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC), Museu de Arte Popular da Paraíba, Departamento de Psicologia da UEPB, Feira Central, Praça da Bandeira e Cineteatro São José.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM