GUSTAVO SOARES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Microsoft anunciou nesta terça-feira (7) que uma nova versão do Bing, motor de buscas da empresa, vai usar uma inteligência artificial mais poderosa que o ChatGPT, robô que conquistou milhões de usuários em apenas dois meses.
O Bing poderá responder a perguntas e conversar com o usuário com base em informações disponíveis na internet. As mudanças também chegam ao navegador da empresa, o Microsoft Edge.
O modelo de linguagem usado é desenvolvido pela OpenAI -startup que criou o ChatGPT e recebeu investimentos da Microsoft- e otimizado para a busca na web.
O anúncio ocorre um dia depois que o Google anunciou o Bard, robô gerador de texto para competir com o ChatGPT, no que já se desenha como uma corrida pelas inteligências artificiais conversacionais.
“A IA (inteligência artificial) mudará fundamentalmente todos os tipos de software, começando com o maior de todos, a pesquisa”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft, no evento.
A Microsoft disse que, a partir desta terça, os usuários poderão fazer um número limitado de consultas ao novo Bing pelo Edge e se inscrever para o acesso completo. A empresa prevê milhões de usuários nas próximas semanas e a compatibilidade com smartphones e outros navegadores.
A nova versão do buscador promete respostas mais completas. Segundo a empresa, o Bing será capaz que vasculhar a internet para encontrar e resumir a pesquisa do usuário.
Por exemplo, o software consegue explicar quais ingredientes podem substituir ovos na receita de um bolo e sugerir um roteiro de viagem somente com lugares que ficam a três horas de voo de Londres.
A Microsoft também disse que implementou formas de proteger o Bing contra conteúdo prejudicial.
“Nossas equipes estão trabalhando para resolver questões como desinformação, bloqueio de conteúdo, segurança de dados e prevenção da promoção de conteúdo prejudicial ou discriminatório de acordo com nossos princípios de IA”, afirmou a empresa no blog oficial.
Na quarta-feira (2), a Microsoft passou a oferecer uma oferta premium do Teams baseada no ChatGPT, voltada a simplificar reuniões. Além do Teams e do Bing, há a expectativa de que a empresa integre a IA aos seus outros produtos, como o Office e o próprio Windows.
O investimento multibilionário da Microsoft na OpenAI foi anunciado em janeiro, mas a parceria das duas dura quase quatro anos -em 2019, a big tech destinou US$ 1 bilhão para a startup cofundada por Elon Musk e Altman.
O Bard, ferramenta do Google anunciada nesta segunda (6), estreia no mercado depois que o chatbot da OpenAI conquistou 100 milhões de usuários em menos de dois meses e dominou as discussões das redes sociais. Altman, CEO da startup disse que, em apenas cinco dias de funcionamento, o robô conseguiu um milhão de usuários.
“Bard busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem. É baseado em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade”, afirmou o CEO do Google, Sundar Pichai, no blog da empresa, nesta segunda.
O chatbot do Google, contudo, ainda não está disponível ao público, diferente do ChatGPT. A big tech diz que a tecnologia está sob teste e deve ser disponibilizada nas próximas semanas.
No anúncio, o Google afirmou que o Bard vai integrar o motor de busca da empresa. Segundo a consultoria alemã Statista, a ferramenta ainda domina o mercado -é usada em 84% dos computadores, enquanto o Bing, em cerca de 9%.
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Fonte: Jornal da Paraíba