A Seleção Brasileira de futebol de cegos definiu João Pessoa como casa durante os próximos meses até a disputa das Paralimpíadas de Paris 2024.
Do grupo de 15 atletas convocados para a equipe, parte já reside na capital paraibana, além da maioria da comissão técnica.
+ Parapan 2023: Brasil é superior à Colômbia, vence por 1 a 0 e fatura o ouro no futebol de cegos
A Seleção Brasileira é a atual campeã Pan-Americana de futebol de cegos e bronze na Copa do Mundo. O time venceu todas as edições de Paralimpíadas que disputou até então.
João Pessoa vai receber Seleção Brasileira de Futebol de Cegos
O objetivo principal é tornar os treinamentos com bola rotina de todos os atletas, o que não acontece normalmente, pois a maioria das equipes da modalidade se reúne eventualmente para suas atividades.
O time brasileiro vai treinar de segunda a sábado, sempre em dois períodos, no Instituto de Cegos da Paraíba, no Bairro dos Estados.
O Instituto dos Cegos, por sinal, é um centro de referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
“Esta Seleção permanente será apenas até agosto. Depois dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, cada atleta volta para casa e as fases de treinamento acontecerão como sempre, no CT Paralímpico, em São Paulo. O objetivo principal é ter mais contato com bola”, explicou o técnico Fábio Vasconcelos.
Dos convocados, apenas Cássio e Maxwell não ficarão permanentemente em João Pessoa por conta de compromissos pessoais em suas cidades.
Ainda compõem o estafe brasileiro o auxiliar técnico Josinaldo Sousa, o fisioterapeuta Halekson Barbosa, o fisiologista Alexandre Silva, a nutricionista Ana Carolina Meireles, o médico Fábio Gondin e o auxiliar de fisiologia Igor Duarte.
Cinco atletas defendem a Apace
Da lista de convocados pelo técnico Fábio Vasconcelos, que é paraibano, cinco jogadores atuam na equipe da Apace, de João Pessoa. A equipe é a maior campeã brasileira de futebol de cegos e, no ano passado, ficou com a terceira colocação no campeonato nacional.
Confira os convocados para defender a Seleção Brasileira:
Goleiros
- Giovane Montenegro Batista (ICB-BA)
- Luan de Lacerda Gonçalves (Agafuc-RS)
- Matheus da Costa Bumussa (Apace-PB)
Atletas de linha
- Cássio Lopes dos Reis (Maestro-PR)
- Jardiel Vieira Soares (Apace-PB)
- Jeferson da Conceição Gonçalves (Maestro-PR)
- Jonatan Felipe Borges (Apace-PB)
- Lucas Pereira Caetano (Apace-PB)
- Maicon Junior dos Santos Mendes (Apace-PB)
- Maxwell Carvalho Valente (AMC-MT)
- Raimundo Nonato Alves Mendes (Agafuc-RS)
- Raynã Oliveira Souza (Acelgo-GO)
- Ricardo Steinmetz Alves (Agafuc-RS)
- Samir Santana da Silva (Apadv-SP)
- Tiago da Silva (Maestro-PR)
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba