Funjope divulga resultado da análise de mérito do edital ‘O Novíssimo Cinema Paraibano’

 

 

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou, nesta quarta-feira (22), o resultado da análise de mérito do edital ‘O Novíssimo Cinema Parahybano’, da Lei Paulo Gustavo (LPG). O documento está disponível no link e o prazo para recurso é até esta sexta-feira (24). Os argumentos devem ser enviados para o e-mail lpg.joaopessoa@gmail.com.

“É com muita felicidade que anunciamos este primeiro resultado da Lei Paulo Gustavo, no caso, do audiovisual. O que podemos avaliar é o sucesso pleno que estamos conseguindo desenvolver nesse processo da LPG”, afirma o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele relembra que os selecionados participaram de uma disputa intensa e que o edital foi muito disputado. A comunidade de artistas respondeu muito bem ao processo. Isso, conforme o diretor, valorizou o edital, que teve etapas muito rígidas com avaliação qualitativa e qualificada dos julgadores. “E nós conseguimos hoje finalizar o resultado do audiovisual. Por isso, estamos tornando público. No caso das outras áreas, vamos continuar o trabalho intenso para que, na sexta-feira, tornemos público”, acrescenta.

Marcus Alves ressalta que agora vem uma nova etapa que é iniciar o procedimento para contratação desses projetos, dos artistas premiados e executar os pagamentos no mês de dezembro, como previsto. Ele agradece a toda equipe de Funjope, aos consultores e à banca de avaliadores que fez um trabalho presencial muito forte e entrevistou cada um dos proponentes.

“Isso mostra, inclusive, o ineditismo que fizemos este ano, já que nunca havia sido feita uma análise com examinadores de forma presencial e com entrevistas com todos os proponentes. Isso realmente foi uma inovação”, destaca. Ele agradece também aos conselheiros e conselheiras do Fundo Municipal de Cultura, que têm se dedicado diuturnamente na avaliação desses projetos.

O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, explica que a Comissão de Seleção dos projetos do edital ‘O Novíssimo Cinema Parahybano’ teve formada paridade de gênero, raça e etnia, sendo constituída também por mulheres negras e pessoas LGBTQIAPN+.

“Ocorreu, pela primeira vez na história das políticas públicas do Estado da Paraíba, a seleção de projetos audiovisuais em um processo de seleção. A defesa oral pelo produtor executivo e pelo diretor do projeto, diante de uma banca formada por profissionais renomados do audiovisual nacional, foi uma das etapas instituídas neste edital. Assim, a Funjope busca o desenvolvimento do setor, através de políticas públicas robustas e afirmativas”, observa.  

Demais áreas – Para o edital referente às demais áreas da cultura, a publicação do resultado da análise de mérito será nesta sexta-feira (24). O novo cronograma pode ser acessado no link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br:8080/licitacoes/visualizar-arquivo?id=76784 

Inscritos – Ao todo foram inscritos 959 projetos nos dois editais. Até dezembro, os recursos serão transferidos para os selecionados. O município de João Pessoa conta com quase R$ 7 milhões – exatos R$ 6.955.000 milhões – em recursos federais para investimento na cultura.  

Apoio – Desde o início do processo, ainda na fase de inscrições, a Funjope auxiliou os candidatos realizando uma série de debates com grupos de artistas nos polos e nas comunidades de Cruz das Armas, Tambiá, Colinas do Sul, Tambauzinho, Mangabeira, Roger, Porto do Capim, Muçumagro, São José, São Luiz, Citex, Ernani Sátiro e Esplanada. Além disso, realizou uma reunião virtual. O objetivo desse trabalho foi dar orientações e capacitar os artistas.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Operação de reintegração de posse desocupa área invadida em praia de João Pessoa

Operação de reintegração de posse desocupa área invadida em praia de João Pessoa

Uma operação de reintegração de posse acontece, nesta manhã de quinta-feira

Próximo
Fest Aruanda terá primeira exibição no Nordeste do filme ‘Nada será como antes – A música do Clube da Esquina’

Fest Aruanda terá primeira exibição no Nordeste do filme ‘Nada será como antes – A música do Clube da Esquina’

A 18ª edição do Fest Aruanda – que tem chancela da UFPB, patrocínio master do

Você também pode se interessar
Fonte-+=