Funesc seleciona propostas artísticas para compor Agosto das Letras

A Fundação Espaço cultural da Paraíba lançou, neste sábado (17), edital de seleção de propostas para o Festival de Leitura da Paraíba – Agosto das Letras 2023, que este ano homenageia Leandro Gomes de Barros.

Para compor a programação do evento, serão selecionadas 15 propostas, sendo quatro de contação de histórias, quatro de saraus, quatro oficinas literárias, duas oficinas de histórias em quadrinhos e uma exposição de cordel. O edital está publicado na página 6 do Diário Oficial do Estado.

O período de inscrições começa neste sábado (17) e se estende até 16 de julho, exclusivamente online, pelo site www.funesc.pb.gov.br. Este ano o projeto passará pelas cidades de Pombal, Coxixola, Princesa Isabel, Serra da Raiz.

Paralelo ao projeto, acontece o Quadrinhos Intuados, em Campina Grande. Toda a programação será realizada no período de 2 a 27 de agosto.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Para cada proposta selecionada, será pago cachê no valor de R$ 2 mil. Podem participar do edital pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes na Paraíba, microempreendedor individual (MEI) ou pessoa jurídica com CNAE compatível com atividades artístico-culturais, com sede na Paraíba. Ao se inscrever, o proponente deverá selecionar a cidade, observando o cronograma destinado a cada local.

O processo de seleção será realizado por uma comissão composta por, no mínimo, três pessoas, incluindo representantes da Funesc e de instituições culturais da administração pública estadual. As propostas passarão pelas etapas de análise documental e técnica.

Homenageado – O paraibano Leandro Gomes de Barros, nascido em Pombal no ano de 1865, foi considerado o criador da Literatura de Cordel e ficou conhecido, em famosa definição de Carlos Drummond de Andrade, como o “príncipe dos poetas”.

Autor de aproximadamente 240 obras, é considerado o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel contemporânea.

Compôs obras-primas que eram utilizadas em textos de outros grandes autores, como por exemplo Ariano Suassuna que em sua peça Auto da Compadecida, se inspirou em dois de seus folhetos: “O Dinheiro”, também chamado de “O testamento do cachorro”, e “O cavalo que defecava dinheiro”.

Agosto das Letras e Quadrinhos Intuados 2023 
Homenagem a Leandro Gomes de Barros
Pombal, Coxixola, Princesa Isabel, Serra da Raiz

Quadrinhos Intuados – Campina Grande

Seleção de propostas artísticas
15 vagas:
Contação de histórias (4) | Saraus (4) | Oficinas literárias (4) | Oficinas de HQ (2) | exposição de cordel (1)
Inscrições 17/06/2023 a 16/07/2023
www.funesc.pb.gov.br

Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeDHYNdwwvBbMrWI5csfNmftawkEhuuI7DdngkNKAMfNMo7AA/alreadyresponded

Dúvidas: [email protected]


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Toffoli pede vista e suspende julgamento sobre piso da enfermagem no STF

Toffoli pede vista e suspende julgamento sobre piso da enfermagem no STF

    O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista e

Próximo
Litoral da Paraíba tem nove trechos impróprios para banho

Litoral da Paraíba tem nove trechos impróprios para banho

    Nove trechos nas praias do litoral paraibano estão impróprios para banho

Você também pode se interessar
Fonte-+=