O Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba (FCF/PB) realizará o Seminário III no dia 6 de julho, das 8h30 às 18h30, no auditório da PBTUR. O evento tem como objetivo promover e fomentar debates e ações para colocar a Paraíba na rota da interiorização do desenvolvimento, abordando temas relevantes para identificar e incentivar o aproveitamento do potencial econômico e humano do interior do estado.
A programação do seminário inclui palestras e painéis de discussão com especialistas e representantes do governo estadual, entidades financiadoras, e organizações promotoras do desenvolvimento regional. O evento começa com uma abertura em homenagem aos 50 anos do livro “O Mito do Desenvolvimento Econômico” de Celso Furtado, com a participação da professora Zélia Almeida, economista e escritora.
Entre os destaques, o primeiro painel abordará o cenário econômico da Paraíba e as perspectivas futuras, com palestras de Rômulo Soares Polari, ex-reitor da UFPB e presidente do FCF/PB, e mediação de Celso Mangueira, atual presidente do FCF/PB e do Corecon-PB.
O segundo painel discutirá as propostas do governo estadual para a interiorização do desenvolvimento, contando com a participação de representantes das Secretarias da Ciência, Inovação e Ensino Superior; de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente; de Desenvolvimento Humano; e de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba. A mediação será do economista e cientista político Ítalo Fittipaldi, professor da UFPB.
Após o intervalo para o almoço, o terceiro painel enfocará a atuação de entidades financiadoras e promotoras da interiorização do desenvolvimento, com palestras de Tales Cavalcante, Diretor de Negócios do Sicredi Evolução; Regina Amorim, Gestora de Turismo e Economia Criativa do SEBRAE-PB; e um representante do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A mediação ficará a cargo de Márcia Paixão, professora e economista da UFPB.
O quarto painel, no período da tarde, contará com apresentações de Celso Mangueira, Francisco Sarmento, professor e engenheiro; André Agra, Auditor de Controle Externo do TCE-PB; Francisco Nunes, presidente do Farol de Desenvolvimento da Paraíba; e representantes da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) e da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP). João Bosco Ferraz, economista e secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de João Pessoa, será o mediador.
Além dos painéis, o evento incluirá a apresentação dos artigos vencedores do Concurso de Artigos Técnicos, seguida pela leitura de uma carta aos candidatos às prefeituras. O seminário será encerrado com um coffee break e uma confraternização.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM