Festa de São José, tradição e cultura popular marcam a data em toda a Paraíba

Nesta quarta-feira (19) fiéis católicos se reúnem por todas as partes para festejarem o Dia de São José. O santo possui especial devoção do homem do campo por toda a simbologia que a tradição da Igreja representa o santo como sendo um trabalhador, responsável por chefiar a Sagrada Família. 

Como nos relata o Padre Sérgio Santos, da Paróquia de São José, em João Pessoa, a devoção à figura do Santo remota ao anos 800 depois de Cristo. Ele explica que os primeiros cristãos já possuíam especial reverência pelo papel desempenhado de pai adotivo de Cristo. 

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Ele também nos explica que a data de 19 de março foi estabelecida nos cânones da Igreja como a data da festividade para comemorar a vida do santo pelo Papa Sisto IV em 1480 e com o papa Pio IX tendo declarado São José o protetor de toda a Igreja Católica em 1870. Padre Sérgio afirma que desde então a devoção à São José tem crescido e ganhado adeptos.  

Agricultura 

No Brasil o dia também é marcado por uma tradição popular própria do homem do campo. Segundo afirma a cultura popular, um dia de São José em que chova será marcado por um inverno favorável e por uma boa colheita de milho no período dos festejos juninos.  

Em meio a tudo isso é ainda muito comum vermos agricultores familiares plantando neste dia o “milho de São José”, cultivo que visa justamente abastecer às mesas ao longo das festas de São João.  

O jornalista e diácono, José Nunes, falou à nossa reportagem sobre as bases de toda essa tradição. “Neste dia, como manda a tradição, quando o agricultor planta no período, no São João é possível colher o milho. A tradição de baseia no período de noventa dias, mais ou menos, quando a semente germina, cresce, criar a espiga e pode ser colhida”.  

Com a comemoração do Dia de São José, então, toda a região Nordeste inicia os preparativos para os festejos juninos e para muitas cidades em que a festa dos três santos em junho representará a principal data do calendário festivo é o sinal de que o impacto gerado pelo volume de turistas e consumidores se aproxima.  


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Renato Casagrande debaterá ‘Gestão Educacional de Alto Impacto’ durante a II Confep

Renato Casagrande debaterá ‘Gestão Educacional de Alto Impacto’ durante a II Confep

O doutor em educação e especialista em gestão educacional, Renato Casagrande, é

Próximo
Daniella vê erro de Kassab e não vai 'embarcar' em projeto da anistia ao 8 de janeiro

Daniella vê erro de Kassab e não vai 'embarcar' em projeto da anistia ao 8 de janeiro

Senadora Daniella Ribeiro A senadora paraibana Daniella Ribeiro (sem partido)

Você também pode se interessar
Fonte-+=