A Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego, realizada na semana passada nas duas cidades californianas, foi coberta de êxito e ampla repercussão positiva, conforme avaliação do fundador e produtor executivo do festival, Lúcio Vilar. Para ele, o evento pavimentou o caminho da consolidação do intercâmbio internacional firmado em 2022 com a San Diego State University (SDSU) e o Fest Aruanda, via Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com isso, curtas-metragens estadunidenses serão exibidos na programação do 19º Fest Aruanda, agendado para o período de 5 a 11 de dezembro deste ano na rede Cinépolis (Manaíra Shopping).
“Eis um saldo qualitativo de nossa estadia na Califórnia. Ao mesmo tempo que levamos o ‘novo cinema’ paraibano aos EUA, cumprimos agenda de conversações paralelas para alinhar a vinda de filmes para diversificar e internacionalizar a pauta do Fest Aruanda que já tem presença de produções audiovisuais de alunos da União Europeia, via parceria com a Universidade Lusófona”, destacou Vilar.
Para a professora Kristal Bivona, assistente de Humanidades e Vice-diretora do Centro de Estudos Brasileiros Behner Steifel da SDSU, “foi um prazer enorme receber o prof. dr. Lucio Vilar na Califórnia e colaborar com a American Cinemateque e o Consulado Geral do Brasil em Los Angeles, para apresentar a Mostra Aruanda”. Segundo ela, “os filmes mostraram a alta qualidade e diversidade da produção audiovisual da Paraíba e o público adorou os filmes e o debate moderado pela cineasta Chica Barbosa, traduzido por Nanda Costa”, acrescentou.
Cimema ‘silencioso’ de Walfredo Rodriguez
“Também foi fantástico ter a oportunidade de trazer Lúcio Vilar para a San Diego State University para a Mostra Aruanda em San Diego. Ele apresentou sua pesquisa de doutorado e os alunos demonstraram bastante interesse na fala e no cinema mudo da Paraíba dos anos 1920 que foi exibido. O evento foi moderado pela profa. dra. Viviane Kraieski e traduzido pelo doutorando, Abner Sótenos. Estamos muito felizes em poder aprofundar a nossa parceria de intercâmbio com a UFPB e Fest Aruanda”, completou Kristal Bivona.
Embaixadora pretigiou evento
“A Mostra Aruanda exibida em Los Angeles e San Diego, trouxe o melhor do cinema regional brasileiro, destacando as narrativas únicas e a criatividade que emergem do Nordeste. É uma honra apoiar iniciativas desse porte, que permite ao público norte-americano descobrir e apreciar a diversidade cultural do Brasil”, declarou a embaixadora Fatima Ishitani (Consul General of Brazil in Los Angeles).
Governador da Paraíba
Apoiador do Fest Aruanda, via Secretaria de Cultura (Secult), o governador João Azevedo não economizou nas palavras ao se congratular com o êxito da Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego, realizada na semana que passou nos Estados Unidos.
“Parabéns, professor Lúcio Vilar, o seu trabalho através do Fest Aruanda, é muito importante para a Paraíba e o Nordeste”, declarou o governador João Azevedo.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM