Fest Aruanda nos EUA: Festival consolida intercâmbio internacional e vai trazer filmes estadunidenses para a edição 2024

A Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego, realizada na semana passada nas duas cidades californianas, foi coberta de êxito e ampla repercussão positiva, conforme avaliação do fundador e produtor executivo do festival, Lúcio Vilar. Para ele, o evento pavimentou o caminho da consolidação do intercâmbio internacional firmado em 2022 com a San Diego State University (SDSU) e o Fest Aruanda, via Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com isso, curtas-metragens estadunidenses serão exibidos na programação do 19º Fest Aruanda, agendado para o período de 5 a 11 de dezembro deste ano na rede Cinépolis (Manaíra Shopping).

“Eis um saldo qualitativo de nossa estadia na Califórnia. Ao mesmo tempo que levamos o ‘novo cinema’ paraibano aos EUA, cumprimos agenda de conversações paralelas para alinhar a vinda de filmes para diversificar e internacionalizar a pauta do Fest Aruanda que já tem presença de produções audiovisuais de alunos da União Europeia, via parceria com a Universidade Lusófona”, destacou Vilar.

Para a professora Kristal Bivona, assistente de Humanidades e Vice-diretora do Centro de Estudos Brasileiros Behner Steifel da SDSU, “foi um prazer enorme receber o prof. dr. Lucio Vilar na Califórnia e colaborar com a American Cinemateque e o Consulado Geral do Brasil em Los Angeles, para apresentar a Mostra Aruanda”. Segundo ela, “os filmes mostraram a alta qualidade e diversidade da produção audiovisual da Paraíba e o público adorou os filmes e o debate moderado pela cineasta Chica Barbosa, traduzido por Nanda Costa”, acrescentou.

Cimema ‘silencioso’ de Walfredo Rodriguez

“Também foi fantástico ter a oportunidade de trazer Lúcio Vilar para a San Diego State University para a Mostra Aruanda em San Diego. Ele apresentou sua pesquisa de doutorado e os alunos demonstraram bastante interesse na fala e no cinema mudo da Paraíba dos anos 1920 que foi exibido. O evento foi moderado pela profa. dra. Viviane Kraieski e traduzido pelo doutorando, Abner Sótenos. Estamos muito felizes em poder aprofundar a nossa parceria de intercâmbio com a UFPB e Fest Aruanda”, completou  Kristal Bivona.

Embaixadora pretigiou evento

“A Mostra Aruanda exibida em Los Angeles e San Diego, trouxe o melhor do cinema regional brasileiro, destacando as narrativas únicas e a criatividade que emergem do Nordeste. É uma honra apoiar iniciativas desse porte, que permite ao público norte-americano descobrir e apreciar a diversidade cultural do Brasil”, declarou a embaixadora Fatima Ishitani (Consul General of Brazil in Los Angeles).

Governador da Paraíba

Apoiador do Fest Aruanda, via Secretaria de Cultura (Secult), o governador João Azevedo não economizou nas palavras ao se congratular com o êxito da Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego, realizada na semana que passou nos Estados Unidos.

“Parabéns, professor Lúcio Vilar, o seu trabalho através do Fest Aruanda, é muito importante para a Paraíba e o Nordeste”, declarou o governador João Azevedo.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Perseguição policial e troca de tiros termina com suspeito preso em João Pessoa

Perseguição policial e troca de tiros termina com suspeito preso em João Pessoa

Na tarde deste domingo (1º) foi registrada uma perseguição policial com troca de

Próximo
Inmet emite alerta de baixa umidade para 70 municípios do Sertão da Paraíba

Inmet emite alerta de baixa umidade para 70 municípios do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de baixa umidade

Você também pode se interessar
Fonte-+=