O feriado de 15 de novembro corresponde ao Dia da Proclamação da República no Brasil. A data é considerada um feriado nacional. Por isso, muitos trabalhadores se perguntam se têm ou não direito à folga.
No geral, servidores públicos e funcionários que trabalham no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito a folgar.
➡️ Escala 6×1: entenda como funciona e proposta para acabar com o modelo de jornada de trabalho
Apesar do feriado nacional, nem todos os trabalhadores vão conseguir tirar folga. Isso porque as leis do trabalho autorizam o funcionamento de atividades consideradas essenciais, como os serviços de saúde, por exemplo.
Funcionários de outros setores que não são considerados essenciais também podem trabalhar, caso seja solicitado pelo empregador.
➡️ Fim dos concursos públicos? Entenda como mudança na Constituição vai afetar contratações
Porém, quem trabalhar no feriado de 15 de novembro conta com o direito de ter o expediente remunerado em dobro ou um dia de folga como compensação. A melhor opção pode ser definida em acordo entre empregador e o sindicato da categoria ou entre o empregador e o próprio trabalhador.
O próximo feriado deste ano, também nacional, é o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. As regras para ele são as mesmas do feriado de 15 de novembro.
Quer ficar por dentro das vagas abertas em concursos públicos no estado? Acesse a editoria Vamos Trabalhar, do Jornal da Paraíba, e fique por dentro de todos os editais.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba