Feira Comunitária Luta Castelo anuncia programação de abril; confira

A Feira Luta Castelo, tradicional espaço de economia solidária com mulheres expositoras, anuncia a programação de abril. Produtos de artesanato, culinária, moda, biojóias e brechó estão presentes na feira, que terá início às 18h. A programação inclui oficinas, sessão de cinema e um palco montado para música ao vivo na Praça Abdon Milanez, bairro do Castelo Branco.

A Feira Comunitária Luta Castelo nasceu em maio de 2022, em parceria com o Baile Amantes de Lula. As mulheres são as organizadoras em sua maioria da feira, e de todo o processo de produção. “É uma iniciativa popular baseada na coletividade na junção de forças e pessoas que acreditam que é preciso transformar sua comunidade em seu entorno, a partir de uma organização popular e orientada para a defesa da democracia, dos princípios de solidariedade, coletividade e do bem viver”, define Geysi Anne Felipe, integrante da organização da Feira Comunitária Luta Castelo.

Na programação do CINE LUTA CASTELO está um filme paraibano inédito: BATEMAN. Entre o documentário e a ficção, o curta se constrói a partir do encontro criativo entre o diretor (Ivan Cordeiro) e personagem (Moacir Silva). A sessão ocupará a sede da Associação de Moradores do Castelo Branco e será seguida de debate com Moacir Silva. A curadoria é do pesquisador e crítico André Dib. “A ideia é apostar no encontro entre público e filme, valorizando o engajamento cultural e social. Acredito que Seu Moacir, com suas visões e ações fabulosas, pode causar esse efeito”.

 

Baile Amantes de Lula (Foto: Reprodução/Instagram @feiralutacastelo)

 

Baile Amantes de Lula (Foto: Reprodução/Instagram @feiralutacastelo)

 

CINE LUTA CASTELO APRESENTA BATEMAN (PB, Doc / fic, 29’, 2023)*

Direção: Ivan Cordeiro / @eyeseefilm

*sessão seguida de debate com Moacir Silva.

Sinopse: O HERÓI QUE BATE. O morcego de Gotham City bate forte e mata seu companheiro de combate ao crime. Arrependido e iludido se refugia em John People onde através do aprendizado da língua portuguesa se reinventa espiritualmente ajudando sua comunidade e a si próprio.

Pernambucano radicado em Los Angeles, Ivan Cordeiro começou sua carreira no contexto do movimento superoitista do Recife. Desde então, ele continua produzindo filmes em diversos formatos, do Super-8 ao digital, explorando temas como memória, identidade, música e arte. Autor dos filmes “Censura Livre” (1979), que registrara a cena cultural e a decadência dos cinemas de rua do Recife, “Se Pintar Colou” (1980), “Se Colar Olhou” (1981), “Porque Deixei de Cantar” (1982), “23rd y Union” (2011) e “Lula Gonzaga Telephone Colorido” (2014). Ivan Cordeiro também é um entusiasta da preservação do Super-8, coordenando projetos de digitalização e restauração de filmes antigos, em parceria com a empresa Pro8mm em Burbank, Califórnia. Ministra oficinas e palestras sobre cinema e Super-8.

André Dib é jornalista, curador, pesquisador e crítico de cinema, com textos publicados em diversos jornais, revistas e livros, entre eles, “100 melhores filmes brasileiros” (2016) e “Trajetória da crítica de cinema no Brasil” (2019). Organizador (com Gabi Saegesser) do livro “Antologia da Crítica Pernambucana: discursos sobre cinema na imprensa” (2020). Nos últimos anos atua na realização de mostras e festivais, além de integrar comissões de seleção de filmes como o 55º Festival de Brasília (2022) e de projetos em editais de cinema em diferentes regiões do país. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba.

 

(Foto: Reprodução/Instagram @feiralutacastelo)

 

Sobre a feira

A feira comunitária Luta Castelo acontece mensalmente em João Pessoa, no bairro do Castelo Branco. O projeto é fruto da iniciativa de pessoas e projetos sociais do bairro, com o apoio de moradores, lideranças e comerciantes e objetiva oportunizar ao público em geral, principalmente aos moradores, atividades culturais, educativas e de empreendedorismo.

Seu surgimento veio para movimentar a comunidade, visando fortalecer a economia e a cultura no bairro e envolver a comunidade na luta por melhorias, fortalecendo democraticamente a localidade. Seus eixos de atuação são: Promoção da Cidadania, promoção do pensamento político de base comunitária, promoção de oficinas educativas, incentivo a economia solidária e incentivo às artes e a cultura popular.




Clique aqui para ler a notícia em seu site original

Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
PF prende dois suspeitos de integrar Orcrim que atua no tráfico de drogas na Paraíba

PF prende dois suspeitos de integrar Orcrim que atua no tráfico de drogas na Paraíba

Uma Força-Tarefa da Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (13), dois

Próximo
Aluno de projeto ‘Campeões do Amanhã’ faz avaliação em clube de futebol da 1ª divisão da Paraíba

Aluno de projeto ‘Campeões do Amanhã’ faz avaliação em clube de futebol da 1ª divisão da Paraíba

Com menos de dois anos de funcionamento, o projeto ‘Campeões do Amanhã’, da

Você também pode se interessar
Fonte-+=