Falta fardamento e em 49,5% das creches da Paraíba não há sequer extintor de incêndio


				
					Falta fardamento e em 49,5% das creches da Paraíba não há sequer extintor de incêndio
Creches

Um levantamento realizado por auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta para uma realidade desoladora nas creches públicas dos municípios paraibanos. Falta fardas, mochilas, água constante e sobram matagais nos arredores de 28 unidades escolares.

A auditoria foi feita em 81 municípios e em 103 creches onde estão matriculadas mais de 10,2 mil crianças.

O trabalho é um primeiro passo para um pacto pela educação infantil, que tem sido proposto pelo presidente do TCE, Fábio Nogueira.

Do total de creches inspecionadas 92,89% estão abertas e funcionam normalmente, 3,3% estão abertas mas sem atividades, enquanto 8,8% encontram-se fechadas.

A “Estrutura Escolar” foi avaliada pela equipe do Tribunal a partir das seguintes questões: há indícios de realização de reforma, recuperação e/ou pintura recentemente na creche/escola? As respostas foram “sim” para 44.7% e “não” para 55.8%.

O abastecimento d’água ocorre, nessas unidades, por carro pipa (em 11,6% dos casos), poço artesiano (em 4,2%) e rede pública (84,2%). Outro item: a edificação encontra-se em condições adequadas de conservação (piso, paredes, teto, esquadrias, instalações elétricas)? Resultado: “Sim” (83,2%) e “Não” (16,8%).

Nem mesmo itens de segurança importantes, como extintores, apresentam bons índices. Há extintores em 50,5% delas e isso não existe em 49,5%.

Há sala de repouso para criança de zero a um ano em 49,5% das creches visitadas, mas não há em 22,1%. Os aparelhos de recreação são fixos e em bom estado? “Sim” para 55,85% das creches e “não” para 16,85%. Ambas as questões não se aplicaram a 28,4% no primeiro caso e 27,4%, no segundo. Observou-se que os banheiros têm equipamentos adaptados às crianças em 81,1% e não têm em 18,9% das unidades inspecionadas.

Existem espaços ao ar livre sendo utilizados? “Sim” (3,7%) e “não” (26,3%). Há, entretanto, câmeras de segurança com monitoramento em 42,1% das unidades e não existem em 57,9%.

A escola (representando 5,3% do universo pesquisado) oferece uma refeição diária às suas crianças; 14 outras (14,7%) oferecem duas; sete (7,4%) oferecem três; 45 (47,4%) oferecem quatro; 24 (25,3%) oferecem cinco.

Os equipamentos de cozinha estão em bom estado? Respostas: 94,7% “sim” e 5,3% “não”. Há refeitório mobiliado adequado (atendendo aos critérios de ergonomia e segurança)? “Sim”, para 75,8% das unidades e “não” para 24.2.%. O cardápio nutricional encontra-se em lugar visível? “Sim (89,5%) e “não” (22,1%). Há ofertas de água potável para as crianças (bebedouros, filtros)? A observação foi de que há em 89,5% das creches/escolas e não há em 10,5%.

Outros dados

A Auditoria tratou dos aspectos pedagógicos da educação infantil. Foram distribuídos materiais escolares para as crianças em 2025 (mochilas, fardamento, etc,)? Resposta: “Sim” (56,8%) e “não (43,2%). Há disponibilidade de brinquedos educativos, livros, etc,)? “Sim” (81,1%) e “não” (18,9%).

Existem recursos pedagógicos para atendimento de crianças com deficiências, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, ou Altas Habilidades/Superdotação? Resposta: “Sim” (34,7%) e “não” (65,3%).

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Concurso da Conab tem edital publicado com mais de 400 vagas e salários de R$ 8 mil

Concurso da Conab tem edital publicado com mais de 400 vagas e salários de R$ 8 mil

Foto: Freepik

Próximo
Agevisa-PB interdita farmácia clandestina que funcionava em Queimadas

Agevisa-PB interdita farmácia clandestina que funcionava em Queimadas

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária interditou na tarde de sexta-feira

Você também pode se interessar
Fonte-+=