A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), está realizando uma exposição virtual que reúne um conjunto de atividades realizadas pelos estudantes das escolas municipais.
O projeto, intitulado ‘Campina pela minha lupa’, é uma homenagem dos estudantes aos 159 anos da cidade Rainha da Borborema e pode ser acessado através de um link na internet: seduc.campinagran.de/card/
Todos os anos as escolas já desenvolvem trabalhos sobre o aniversário da cidade. Mas, neste ano, foi apresentada uma proposta institucional para que as escolas pudessem fazer o trabalho de forma alinhada.
A proposta está ancorada no programa de alfabetização ‘Campina de A a Z’ e no projeto de recomposição da aprendizagem ‘Campina Educa 365 dias’. Além disso, também tem relação com o currículo local.
Segundo a coordenadora de Educação Patrimonial da Seduc, Giovanna Aquino, a exposição tem como principal objetivo permitir ao público geral a possibilidade de contemplar e conhecer o trabalho desenvolvido nas escolas.
“Esse ano, a proposta vem a tratar do patrimônio material, imaterial e ambiental da nossa Rainha da Borborema. Então, as atividades foram realizadas em todas as escolas com produções cinematográficas, em que os estudantes tiveram acesso a muitos filmes falando da cidade e puderam construir sinopse, cartazes e narrativas desses filmes”, destacou.
Outro produto de recomposição da aprendizagem é o conjunto de cartões postais que falam sobre os bens patrimoniais que representam Campina Grande e são estudados em sala de aula.
Os estudantes puderam ter acesso aos bens culturais através dos chromebooks com todo o conteúdo digitalizado, além de músicas que falam sobre a cidade.
Para que a proposta fosse colocada em prática, os professores tiveram uma formação continuada, onde foi apresentado o projeto.
Diante das orientações apresentadas, as informações foram levadas para a escola e, com o apoio da equipe pedagógica das unidades, o trabalho foi realizado junto aos alunos.
“Alguns alunos fizeram a releitura da imagem através de desenhos, outros identificaram o bem cultural através de títulos e alguns escreveram o próprio texto do cartão postal, com a apresentação do local visitado”, disse a coordenadora Giovanna Aquino.
Todo o material desenvolvido nas escolas foi compilado pela equipe da Gerência de Estatística e Informática da Seduc e preparado para ser exibido.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online