EXCLUSIVO: Marcos Formiga faz Contatos após Carta enviada aos acadêmico(a)s para vaga na Academia Paraibana de Letras

Por Walter Santos

O universo de membros da Academia Paraibana de Letras convive com iniciativa do economista e escritor Marcos Formiga deflagrando Contatos visando formalizar sua candidatura à vaga na APL deixada pelo acadêmico José Loureiro Lopes.

Além de Contatos telefônicos e pessoais, ele tem encaminhado Carta aos acadêmicos e acadêmicas expondo sua pretensão e histórico ao longo dos tempos.

Na Carta, ele informa que “
Nesse primeiro contato, gostaria de saudá-lo cordialmente e trazer minha apresentação pessoal. Sou Marcos Formiga, paraibano, sertanejo de São João do Rio do Peixe. Dirijo-me ao ilustre acadêmico(a) comunicando meu interesse em concorrer à cadeira número 04 desta honorável Academia Paraibana de Letras (APL)”.

Ele acrescenta: “Tenho graduação e pós-graduação em Economia, pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Londres, onde, fui honrado com os títulos de HonoraryFellow (2002), e de Professor Honoris Causa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999).

“Como professor universitário, agora aposentado, atuei nas universidades Federal de Pernambuco e Federal Rural de Pernambuco; e, na Universidade de Brasília, onde colaboroem grupo de estudos e pesquisas no Núcleo do Futuro,vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)”.

Marcos Formiga ainda adiciona:
“No setor público, além da docência universitária, fui servidor de carreira do CNPq por mais de duas décadas,onde exerci cargos de direção (Coordenador de Ciências Humanas e Sociais, 1980-1982; Superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 1982-1986; Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, 1992-1994; e Superintendente de Cooperação Internacional, 1994-1995 e 2012-2014). Simultaneamente, exerci, cargos de direção geral no Ministério da Educação (CAPES – Coordenador Nacional do Programa de Capacitação Institucional Docente 1975-1979), e Presidente do INEP (1977-1990). No MCTI, assessorei o presidente da FINEP(1998-1999) e chefiei a Cooperação Internacional doMinistério (2013-2014). Cedido ao Ministério da Integração Nacional, exerci os cargos de Superintendente para oDesenvolvimento do Nordeste (SUDENE, 1999-2000), e Secretário Extraordinário para o Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (2000-2003)”.

E adiciona a seguir:
“No setor privado, fui Superintendente de Teleducação da Fundação Roberto Marinho no Rio de Janeiro (1995-1997), responsável pelos cursos pela televisão (Telecursos 2000: primeiro e segundo graus, e profissionalizante em mecânica.
Na Confederação Nacional da Indústria (CNI), fui assessor especial do Presidente e Coordenador responsável pelo Programa Inova Engenharia, liderado pelo SENAI Nacional (Brasília-DF, 2003-2011)”.

UNIVERSO ACADÊMICO:

Marcos Formiga ainda abordou sua contribuição no campo da academia:
“Minha produção acadêmica de professor-pesquisador e profissional como técnico sênior inclui a autoria, coautoria, colaboração, coordenação e publicação de inúmeros livros, artigos e trabalhos, incluindo a divulgação científica. Recentemente, em 2024, por iniciativa das três principais instituições culturais da Paraíba: APL, IHGP e FCJA,coordenei a edição centenária, publicada pelo SenadoFederal, da obra magna do grande escritor e político Paraibano José Américo de Almeida: “A Paraíba e seus problemas”, e organizei sua Fortuna Crítica, composta por doze autores especialistas. Há mais de dez anos, escrevo de forma voluntária para a Revista Nordeste, importante periódico mensal dedicado à Região, que circula há dezoitoanos consecutivos.

Relacionamento com instituições científicas: desde o início da década de 1980, sou sócio permanente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), participando de suas reuniões anuais, e integrando seuComitê de Assessoramento em Educação Básica. Desde 1995, sou sócio fundador da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), onde exerci a vice-presidência (1995 e 2012). Em 2009, em coautoria com o Professor Emérito Frederic M. Litto, e parceria da Editora Pearson e a ABED, publiquei o livro referencial na área: “Educação a Distância”, vencedor do Prêmio Jabuti demelhor publicação em educação daquele ano.

E acrescenta: “Desde 2005, sou membro sócio-fundador do Centro Internacional Celso Furtado – CICEF sediado Rio de Janeiro, onde ocupeidiversos cargos de conselheiro e a presidência do Centro(2012-2013)”.

LAMENTO E SOLIDARIEDADE

Ele se refere ainda à família do professor Jose Loureiro Lopes: “Compartilho com a família e ilustres confrades, o sentimento de lamentável perda, em 29 de setembro passado, do Professor José Loureiro Lopes, uma referência intelectual em nosso Estado como professor universitário e dirigente de instituição de educação superior. Sua sólida formação acadêmica e reconhecida experiência profissional marcaram época como Secretário de Estado da Educação, Pró-reitor Acadêmico da UFPB, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, e Escritor titular desta insigneAcademia. Em sua memória, nossa homenagem e respeito. Conheci o professor Loureiro, desde a década de 1970, e, in loco ou à distância, acompanhei seu valoroso e bem-sucedido percurso, sempre disponível e transmitindo um otimismo permanente”.

E adiciona: “Ao transmitir meu interesse em submeter-me à análise dos ilustres acadêmicos e acadêmicas da APL, sigo à disposiçãopara informações e esclarecimentos que possam subsidiar minha candidatura. Após verificação da documentação, e caso homologada, muito agradeceria a gentileza de seu eventual apoio, sob a forma de voto, na eleição para a cadeira número 04, declarada vaga, desta APL”.

“Agradecendo sua especial atenção, registro minhas coordenadas de contato: endereço, residencial-postal, eletrônico, telefone celular e WhatsApp. Permaneço à disposição para eventual contato.
Atenciosamente, Marcos Formiga”


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Obra do Retão de Manaíra vai 'andar' até o fim da Av. Maria Rosa até outubro de 2025; entenda

Obra do Retão de Manaíra vai 'andar' até o fim da Av. Maria Rosa até outubro de 2025; entenda

Obra da Tancredo Neves, em João Pessoa

Próximo
Pelo quarto ano seguido, Paraíba recebe nota ‘A’ do Tesouro Nacional

Pelo quarto ano seguido, Paraíba recebe nota ‘A’ do Tesouro Nacional

O governo paraibano conquistou pelo quarto ano consecutivo a nota “A” pela

Você também pode se interessar
Fonte-+=