Por Walter Santos
O universo de membros da Academia Paraibana de Letras convive com iniciativa do economista e escritor Marcos Formiga deflagrando Contatos visando formalizar sua candidatura à vaga na APL deixada pelo acadêmico José Loureiro Lopes.
Além de Contatos telefônicos e pessoais, ele tem encaminhado Carta aos acadêmicos e acadêmicas expondo sua pretensão e histórico ao longo dos tempos.
Na Carta, ele informa que “
Nesse primeiro contato, gostaria de saudá-lo cordialmente e trazer minha apresentação pessoal. Sou Marcos Formiga, paraibano, sertanejo de São João do Rio do Peixe. Dirijo-me ao ilustre acadêmico(a) comunicando meu interesse em concorrer à cadeira número 04 desta honorável Academia Paraibana de Letras (APL)”.
Ele acrescenta: “Tenho graduação e pós-graduação em Economia, pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Londres, onde, fui honrado com os títulos de HonoraryFellow (2002), e de Professor Honoris Causa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999).
“Como professor universitário, agora aposentado, atuei nas universidades Federal de Pernambuco e Federal Rural de Pernambuco; e, na Universidade de Brasília, onde colaboroem grupo de estudos e pesquisas no Núcleo do Futuro,vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)”.
Marcos Formiga ainda adiciona:
“No setor público, além da docência universitária, fui servidor de carreira do CNPq por mais de duas décadas,onde exerci cargos de direção (Coordenador de Ciências Humanas e Sociais, 1980-1982; Superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 1982-1986; Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, 1992-1994; e Superintendente de Cooperação Internacional, 1994-1995 e 2012-2014). Simultaneamente, exerci, cargos de direção geral no Ministério da Educação (CAPES – Coordenador Nacional do Programa de Capacitação Institucional Docente 1975-1979), e Presidente do INEP (1977-1990). No MCTI, assessorei o presidente da FINEP(1998-1999) e chefiei a Cooperação Internacional doMinistério (2013-2014). Cedido ao Ministério da Integração Nacional, exerci os cargos de Superintendente para oDesenvolvimento do Nordeste (SUDENE, 1999-2000), e Secretário Extraordinário para o Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (2000-2003)”.
E adiciona a seguir:
“No setor privado, fui Superintendente de Teleducação da Fundação Roberto Marinho no Rio de Janeiro (1995-1997), responsável pelos cursos pela televisão (Telecursos 2000: primeiro e segundo graus, e profissionalizante em mecânica.
Na Confederação Nacional da Indústria (CNI), fui assessor especial do Presidente e Coordenador responsável pelo Programa Inova Engenharia, liderado pelo SENAI Nacional (Brasília-DF, 2003-2011)”.
UNIVERSO ACADÊMICO:
Marcos Formiga ainda abordou sua contribuição no campo da academia:
“Minha produção acadêmica de professor-pesquisador e profissional como técnico sênior inclui a autoria, coautoria, colaboração, coordenação e publicação de inúmeros livros, artigos e trabalhos, incluindo a divulgação científica. Recentemente, em 2024, por iniciativa das três principais instituições culturais da Paraíba: APL, IHGP e FCJA,coordenei a edição centenária, publicada pelo SenadoFederal, da obra magna do grande escritor e político Paraibano José Américo de Almeida: “A Paraíba e seus problemas”, e organizei sua Fortuna Crítica, composta por doze autores especialistas. Há mais de dez anos, escrevo de forma voluntária para a Revista Nordeste, importante periódico mensal dedicado à Região, que circula há dezoitoanos consecutivos.
Relacionamento com instituições científicas: desde o início da década de 1980, sou sócio permanente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), participando de suas reuniões anuais, e integrando seuComitê de Assessoramento em Educação Básica. Desde 1995, sou sócio fundador da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), onde exerci a vice-presidência (1995 e 2012). Em 2009, em coautoria com o Professor Emérito Frederic M. Litto, e parceria da Editora Pearson e a ABED, publiquei o livro referencial na área: “Educação a Distância”, vencedor do Prêmio Jabuti demelhor publicação em educação daquele ano.
E acrescenta: “Desde 2005, sou membro sócio-fundador do Centro Internacional Celso Furtado – CICEF sediado Rio de Janeiro, onde ocupeidiversos cargos de conselheiro e a presidência do Centro(2012-2013)”.
LAMENTO E SOLIDARIEDADE
Ele se refere ainda à família do professor Jose Loureiro Lopes: “Compartilho com a família e ilustres confrades, o sentimento de lamentável perda, em 29 de setembro passado, do Professor José Loureiro Lopes, uma referência intelectual em nosso Estado como professor universitário e dirigente de instituição de educação superior. Sua sólida formação acadêmica e reconhecida experiência profissional marcaram época como Secretário de Estado da Educação, Pró-reitor Acadêmico da UFPB, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, e Escritor titular desta insigneAcademia. Em sua memória, nossa homenagem e respeito. Conheci o professor Loureiro, desde a década de 1970, e, in loco ou à distância, acompanhei seu valoroso e bem-sucedido percurso, sempre disponível e transmitindo um otimismo permanente”.
E adiciona: “Ao transmitir meu interesse em submeter-me à análise dos ilustres acadêmicos e acadêmicas da APL, sigo à disposiçãopara informações e esclarecimentos que possam subsidiar minha candidatura. Após verificação da documentação, e caso homologada, muito agradeceria a gentileza de seu eventual apoio, sob a forma de voto, na eleição para a cadeira número 04, declarada vaga, desta APL”.
“Agradecendo sua especial atenção, registro minhas coordenadas de contato: endereço, residencial-postal, eletrônico, telefone celular e WhatsApp. Permaneço à disposição para eventual contato.
Atenciosamente, Marcos Formiga”
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM