A Escola SESI da Paraíba abriu, na última quinta-feira, 28, as inscrições do processo seletivo para as vagas gratuitas do Novo Ensino Médio para o ano letivo de 2024, destinadas a alunos que estejam cursando ou que já concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental.
Estão sendo ofertadas 60 vagas, sendo distribuídas igualmente entre as Escolas Corálio Soares de Oliveira, em João Pessoa, Dionízio Marques de Almeida, em Patos, e José de Paiva Gadelha, em Sousa.
As inscrições seguem abertas até o dia 17 de outubro, por meio de formulário eletrônico.
As vagas ofertadas no processo são destinadas à 1ª série do ensino médio, dependentes da indústria e para a sociedade em geral, desde que sejam apresentada, no ato da matrícula, uma autodeclaração de baixa renda, redigida a próprio punho.
Podem se inscrever no processo, estudantes que possuírem, no máximo, 16 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2023.
A avaliação do processo seletivo acontece através da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do ensino fundamental II, a partir do histórico das médias, dessas disciplinas, no 6º, 7º e 8º ano, inseridas no ato da inscrição.
Para a seleção, será realizado o cálculo da média aritmética de cada candidato, conforme detalhado no edital.
A divulgação do resultado final acontece em 20 de outubro, e as matrículas serão realizadas entre os dias 25 e 30 de outubro.
Os aspectos metodológicos adotados na proposta do Novo Ensino Médio são estruturados a partir das Metodologias SESI de Educação Básica, que utilizam estratégias de aprendizagem desafiadores, buscando promover reflexão dos alunos na busca de soluções para desafios estabelecidos no processo formativo, interligando os saberes da base comum do SESI com os itinerários formativos.
O Novo Ensino Médio tem o objetivo de garantir a oferta de uma educação que, no processo formativo, considera as novas demandas do mundo do trabalho e da sociedade.
É importante a leitura do edital completo para sanar possíveis dúvidas.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online