Para facilitar a jornada dos usuários das Unidades de Saúde da Família (USFs), a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa divulgou um guia prático detalhando sobre o que fazer após receber encaminhamentos médico eletrônicos ou físicos, garantindo um fluxo eficiente e ágil.
Quando o usuário recebe o encaminhamento impresso do profissional da USF ao sair do consultório ele deve entrega-lo na recepção da unidade. “Ao sair da consulta, o paciente deve sempre verificar se está levando um encaminhamento impresso. Caso esteja, ele precisa entregá-lo na recepção para que seja registrado corretamente”, orientou o diretor da Central de Regulação.
Após o recebimento do encaminhamento os reguladores médicos avaliam e priorizam os casos, semelhante à classificação de risco utilizada nos hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs). “Os médicos reguladores irão observar o encaminhamento e analisar a prioridade: se é vermelha, amarela, verde ou azul. Ou seja, o nível de urgência de cada caso”, explicou Eduardo Simon.
O objetivo é garantir que os encaminhamentos sejam avaliados de forma técnica e distribuídos com base em critérios como urgência, prioridades clínicas e perfil de risco do paciente, obedecendo a princípios do SUS como universalidade, equidade e integralidade.
“É importante que o paciente acompanhe o andamento da sua solicitação diretamente na sua unidade de saúde. A equipe da USF poderá informar sobre a situação do encaminhamento, se ele já foi autorizado e a previsão de agendamento. Manter esse contato com a unidade garante mais segurança e continuidade no cuidado”, destacou.
Para facilitar ainda mais o acompanhamento do agendamento, os usuários também podem utilizar o aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, disponível gratuitamente para Android e iOS. A plataforma permite que o cidadão consulte a situação do seu encaminhamento dentro da categoria Saúde, é possível agendar exames como endoscopia digestiva alta, colonoscopia, mamografia, ultrassonografia e ecocardiograma, conferir se a solicitação foi autorizada e acompanhando o andamento do processo diretamente pelo celular, sem precisar se deslocar até a unidade de saúde.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM