Representantes da Startup holandesa, SOLAq e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA visitaram na tarde desta quinta-feira, 04, o Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional, em Campina Grande, para conhecer o portfólio de serviços do Instituto, e buscar parceria para o desenvolvimento de soluções para por fim ao problema da falta de água em algumas localidades na Paraíba.
Estiveram no Instituto SENAI, Reuben Moore – CEO e Pierre Banoori – Pesquisador e Desenvolvedor de Negócios da SOLAq, e Altamar Alencar Cardoso – Gerente de Novos Negócios e Inovação e Diego Perazzo – Subgerente de microrregiões do litoral da CAGEPA. Na ocasião, eles foram recebidos por Wesley Régis de Araújo – Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional, Maria Angélica Miná – Coordenadora da Unidade de Tecnologia do SENAI, e Thiago Sabino, assessor Executivo da Administração Regional do SENAI.
“Poder colaborar com soluções tecnológicas e sustentáveis que ponham fim a escassez de água, é algo estimulante para nós do SENAI da Paraíba através dos nossos Institutos SENAI de Tecnologia, que atuamos como agente transformador da sociedade. E em parceria com a Startup holandesa SOLAq e a CAGEPA, esperamos promover uma mudança que traga melhores condições de vida para a população do nosso estado”, disse Wagner Porto, gerente Executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI PB.
A Startup incubada no Water Campus em Leeuwarden, na Holanda está desenvolvendo uma solução capaz de produzir água potável a partir da umidade do ar, que já foi testada na região do semiárido nordestino, na cidade de Quixeramobim, estado do Ceará. O sistema consegue absorver água do ar em condições de até 35 % de umidade relativa.
“Estamos chegando em um ponto em que para continuar expandindo a cobertura do acesso seguro à água potável na Paraíba será imprescindível a adoção de novas tecnologias. Então a CAGEPA, quer se colocar como um braço de apoio, para acelerar a universalização do abastecimento e saneamento na zona rural do estado, e a tecnologia desenvolvida pela SOLAq, além de sustentável, tem capacidade de adoção em grande escala, ou seja, podemos implementar em todas as regiões com escassez de água da Paraíba”, explicou Altamar Alencar Cardoso – Gerente de Novos Negócios e Inovação da CAGEPA.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM