Criar um negócio que tenha como foco a união entre sustentabilidade, no que se refere à geração de impactos mínimos ao meio ambiente, e rentabilidade é um desafio para muitos empreendedores.
Contudo, este também se apresenta como um diferencial para que a empresa se destaque no mercado, sendo mais competitiva.
Para ajudar os donos dos pequenos negócios, o Sebrae/PB disponibiliza consultorias e capacitações específicas que unem inovação e práticas ambientalmente corretas.
Fazer com que produtores residentes no interior da Paraíba pudessem cultivar camarões de água salgada foi um dos desafios do empreendedor Augusto Fonsêca.
Utilizando dos conhecimentos técnicos e científicos da vida acadêmica, ele criou um sistema exclusivo para auxiliar outros empreendedores a investirem na carcinocultura.
Mas com diferenciais: qualidade da água e ambiente para o cultivo dos camarões marinhos, algas e peixes, o que garante também a saúde dos animais que chegarão aos consumidores.
“Foram elaboradas formulações específicas para estabelecer o equilíbrio do ideal perfil iônico em águas de cultivo para a criação de camarões, peixes, microalgas, algas, entre outras espécies aquáticas, além de aquaponia e para hidroponia”, explica Augusto Fonsêca, responsável pela Tratáguas.
A empresa, fundada em 2001 e que tem clientes há mais de 20 anos, sempre teve a inovação e sustentabilidade ambiental como foco para se diferenciar no mercado, surgindo com consultorias para o desenvolvimento de um sistema de tratamento para a água de um poço, e, na sequência, ampliou para serviços de tratamento de desinfecção de água utilizando materiais orgânicos, além da fabricação e instalação de equipamentos dessalinizadores.
Há um ano, a Tratáguas participa do programa Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae/PB para aperfeiçoar alguns processos, tanto na parte de gestão do negócio quanto para a criação e oferta de novos produtos e serviços.
A analista técnica do Sebrae/PB, Cláudia Pereira, lembra que as empresas que já nascem ofertando serviços ou produtos sustentáveis ou querem implantar ações ecológicas e sociais favorecem melhor o seu desenvolvimento e expansão.
“A sustentabilidade tem um papel importante não só pensando no contexto ambiental, mas também econômico e social. Uma empresa voltada para a sustentabilidade tem a possibilidade de reduzir custos, minimizar gastos e processos, otimizar recursos naturais, como poupar energia e água”.
Além disso, a analista destaca ainda que o fato de trabalhar práticas sociais e ecologicamente correta agrega mais consumidores e parceiros.
“Pensando hoje na consciência de que os recursos são esgotáveis e que uma ação pode gerar interesse econômico, porque o seu cliente sabendo que a sua empresa tem um posicionamento sustentável, vai preferir adquirir os seus produtos a uma empresa que não se preocupa com isso. Portanto, a consciência ambiental e social faz parte do planejamento dos negócios. Muitos, antes mesmo de sair do papel, já têm essa vertente no seu plano de negócio”, finaliza Cláudia Pereira.
Sempre empolgado e com novas ideias, para Augusto Fonsêca o apoio do Sebrae/PB é um reforço para a expansão da empresa, que atende clientes de outros estados.
“Ao longo dessa trajetória, a Tratáguas conquistou e fidelizou clientes, estimados em aproximadamente 60 condomínios residenciais, cinco hospitais/clínicas, três órgãos públicos, seis empresas, quatro estabelecimentos comerciais e duas instituições filantrópicas”, comemora o empreendedor.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online