Encerrada com chave de ouro, a última noite da terceira edição do programa Zabumba Lá foi celebrada no Teatro Municipal Severino Cabral, onde homenageou a vida e a obra da cantora Elba Ramalho, através de depoimentos e apresentações artísticas de grandes nomes da cultura de Campina Grande.
O evento, que é mais uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura (Secult), contou com a participação da secretária Giseli Sampaio, do professor Luiz Custódio, coordenador de Folkcomunicação da Universidade Estadual da Paraíba, Socorro Siqueira, secretária executiva de Educação, Carlos Allan Peres, diretor do Teatro Municipal Severino Cabral e o pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba, José Andrade.
Em nome do prefeito Bruno Cunha Lima, a secretária Giseli Sampaio enalteceu o fomento à cultura através da realização do projeto, que também homenageia os 40 anos d’O Maior São João do Mundo.
Conforme a secretária, a terceira edição do Zabumba Lá foi uma grande prévia do que está sendo preparado culturalmente para O Maior São João do Mundo, agradecendo ainda a parceria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult) e da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne), para a realização do programa.
“O Maior São João do Mundo é uma apoteose cultural que a cidade vai receber nesses 31 dias. Então, o Zabumba Lá é uma prévia disso tudo, um produto importantíssimo para a salvaguarda e memória da cultura da nossa Campina Grande. Vida longa, longa vida ao Zabumba Lá” , destacou Giseli Sampaio.
O professor Luiz Custódio, coordenador de Folkcomunicação da UEPB, agradeceu à Secult por resgatar a cultura e a história dos 40 anos dos festejos juninos de Campina Grande, através de mais um Zabumba Lá.
“Cada edição traz artistas, cantores e compositores que têm uma relação estreita com os festejos juninos de Campina Grande. O Zabumba Lá é um projeto extraordinário, que enaltece, que recupera e resgata a história da Rainha da Borborema”, agradeceu Luiz Custódio.
Noite de homenagens
O palco do Teatro Severino Cabral foi agraciado com lindas apresentações em tributo à grande homenageada da noite, a cantora Elba Ramalho.
Os espetáculos foram iniciados com mostras de dança com a quadrilha junina Flor de Lampião e a Companhia Raízes, esta última emocionando o público com uma linda apresentação iniciada com um cortejo.
Logo após as danças, um vídeo com a cantora Elba Ramalho foi exibido, onde ela agradeceu a honraria e contou um pouco de sua trajetória artística, que se confunde com a história do São João de Campina Grande.
Abrindo as apresentações musicais, a cantora Edra Veras emocionou o público cantando “De volta pro aconchego”, considerada uma das mais importantes músicas interpretadas por Elba Ramalho.
Seguindo o espetáculo, a cantora Eloísa Olinto fez uma bela performance musical e depois contou um pouco da sua relação com Elba Ramalho, que começou desde a infância, e relembrou um momento em que dividiu o palco com a artista.
Elba também recebeu homenagens em vídeo de amigos, como Biliu de Campina, Mauro Araújo, Eneida Maracajá, além do depoimento do prefeito Bruno Cunha Lima e de outros ex-gestores.
Os cantores Augusto Arruda, Ana Barros, Janine Lima, Ray Rodrigues, deram sequência às homenagens, onde cantaram grandes sucessos entoados durante a carreira de Elba Ramalho.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online